O ano de 2017 nem terminou e a promessa de um 2018 de muito futebol é animadora. Aliás, ainda em 2017 temos a final da Copa Sul Americana entre Flamengo e Independente da Argentina e o tão esperado Mundial Interclubes, em que o Grêmio pode pegar o Real Madri na final.
Já na virada de ano, no dia 02 de janeiro, começa a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Araraquara terá a nobre presença do Corinthians e a expectativa em cima da Ferroviária é grande, principalmente depois da conquista da Copa Paulista, em que o time, recheado de jogadores da base, tornou-se campeão.
A overdose de futebol em janeiro não pára. No dia 17, tem início o Campeonato Paulista, considerado ainda o mais difícil do país. A Ferroviária está no grupo do Palmeiras. No momento em que escrevo esta coluna o time luta juridicamente no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista, para não ter três mandos de jogos perdidos, por conta de incidentes na final da Copa Paulista.
O Paulistão termina em abril mas, logo após, a Ferroviária estreia na Série D do Campeonato Brasileiro, retornando ao calendário nacional do futebol.
Não obstante a tudo isso, de 14 de junho a 15 de julho tem a Copa do Mundo da Rússia. O Brasil está numa chave aparentemente fácil. Digo aparentemente porque Suíça e Costa Rica deram trabalho na última Copa do Mundo. E a Croácia sempre complicou para os "grandes".
No entanto, há muita esperança no trabalho de Tite e aposta-se que Neymar possa, finalmente, provar porque é um dos melhores do mundo.
Ufa! Pra quem gosta de futebol, o ano é de bola cheia!