InícioNotíciasGeralMuseu de Reminiscências Esportivas Paschoal da Rocha é inaugurado

Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal da Rocha é inaugurado

Sala que abriga o acervo fica localizada no Complexo Aquático da Arena Fonte Luminosa

O prefeito Marcelo Barbieri, o deputado estadual Roberto Massafera e o presidente da Câmara, Elias Chediek, entregaram nessa terça-feira (25), a sala que abriga o Museu de Reminiscências Esportivas “Paschoal Gonçalves da Rocha”, no Complexo Aquático da Arena da Fonte, na zona norte de Araraquara.

Durante o ato solene, Marcelo agradeceu a família de Paschoal pela doação ao município do acervo composto de fotografias, reportagens, troféus, medalhas, faixas e destacou a dedicação do homenageado em registrar os eventos esportivos e sociais.

“Ele adorava a família e tinha paixão pela cidade. A entrega do Museu de Reminiscências Esportivas é um presente para Araraquara que completa 198 anos. Agora, vamos divulgar o programa de visitas e incentivar a preservação da memória esportiva e social da cidade, segundo o desejo do Paschoal”, afirmou o prefeito.

A iniciativa do prefeito Marcelo Barbieri em criar o museu foi elogiada pelo deputado Roberto Massafera. “Parabéns, Marcelo. O Paschoal deve estar feliz. Quem vier visitar vai este espaço, com certeza encontrará a foto que procura”, relatou. A indicação do local foi realizada pelos vereadores Elias Chediek e Jair Martineli.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Aluisio Braz, o Boi, o Paschoal não queria ser reverenciado, mas ele era a alma do esporte. “Sempre presente nos eventos, divulgava e incentivava a prática esportiva”, disse.

Segundo relato do vereador Elias Chediek, o Paschoal teve sua carreira profissional no Departamento Estadual de Rodagens (DER) e conheceu a esposa Rosmari Ortega por contatos telefônicos, ele telefonista do DER e ela telefonista na Telesp. Do casamento vieram os filhos Artur, Rogério, Valéria e César e as netas Vivian e Júlia. “Ele deixou um imenso legado para a família e para todos nós, por isso, não será esquecido”, ressaltou o vereador.

Artur Rocha, em nome da família agradeceu às autoridades a homenagem de eternizar o nome do pai. “Em cada click da câmara fotográfica, ele conquistava uma nova amizade. Nós estamos felizes com o resultado”, resumiu.

O jornalista José Roberto Fernandes manifestou o orgulho de ver um local reservado para expor o trabalho do Paschoal da Rocha. “Graças a ele, podemos preservar o passado, honrar o presente e projetar o futuro”, completou.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Valter Rozatto (Obras Públicas), José Carlos Porsani (Desenvolvimento e Assistência Social); os vereadores Jeferson Yashuda, Jair Martineli e Adilson Vital; a presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, e demais convidados.

Estrutura

O museu tem a sala de depósito técnico no pavimento superior e a de exposição no térreo. Haverá mostras temáticas. Na abertura do Museu, as modalidades contempladas são bocha, futebol de salão, futebol amador (décadas de 40, 50, 60 e 70), os melhores times da Ferroviária, a volta do Gigantão (2013) e ícones da imprensa local de várias épocas. Todo o material exposto é original da própria Sala, antes instalada na Vila Xavier.

O horário de funcionamento do Museu de Reminiscências Esportivas, na Avenida Mauro Pinheiro, é das 8h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Entrada franca.

Origem

No final dos anos 1970, Paschoal começou a colecionar fotos dos times amadores e o jornalista Wilson Luiz lhe sugeriu a criação de uma sala para guarda e exposição. Com apoio do empresário Vicente Michetti, a sala foi inaugurada em 25 de maio de 1980.

Ao logos dos anos o acervo foi evoluindo abrangendo todas as modalidades e também eventos sociais. Em 1985, Paschoal organizou o primeiro jogo de futebol entre padres e fotógrafos, tradição que completa 30 anos.

Paschoal atuou ainda como organizador de campeonatos nos clubes Náutico, Araraquarense, 22 de Agosto, Ferroviária e União Skina.

Torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal faleceu em 19 de novembro de 2014, aos 72 anos de idade.

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas