O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, durante este mês de maio, apresenta a exposição “A Fotografia em Araraquara” com fotos que ilustram o livro “Fotografia e Memória em Araraquara”, de Luiz Flávio de Carvalho Costa. A exposição poderá ser conferida também neste domingo, 17 de maio, durante o programa “Museus aos Domingos”, realizado das 10 às 13 horas.
O livro “Fotografia e Memória em Araraquara” – lançado no último dia 09 de maio – apresenta vários documentos visuais acompanhados de textos analíticos, valorizando e enriquecendo a interpretação do passado da cidade. A pesquisa do autor foi além das instituições públicas e percorreu várias famílias araraquarenses, com numerosos registros pessoais que, somados àqueles recolhidos nas instituições públicas, resultam em um significativo item historiográfico de Araraquara.
Parte deste material, de grande riqueza para a história visual de Araraquara, pode ser conferida na exposição. Vale destacar que o primeiro registro fotográfico é da Freguesia de São Bento de Araraquara, de 1819. As imagens trazem referências sobre local, ano de produção, nome de pessoas, possibilitando uma “leitura” das imagens de Araraquara no tempo histórico.
O autor de “Fotografia e Memória em Araraquara”, Luiz Flávio de Carvalho Costa, é araraquarense, formado em Ciências Sociais pela UNESP de Araraquara, fez o mestrado na UNICAMP e doutorou-se em História pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1983 trabalha como docente e orientador no Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Suas pesquisas e experiências acadêmicas estão relacionadas à história regional, imagens (sobretudo a fotografia), bens culturais e patrimônio rural.
A programação de “A Fotografia em Araraquara” apresenta ainda o vídeo “Araraquara, 1908: a cidade, seu casario e sua gente”. Com duração de 14 minutos, o vídeo, com música de Flávio Gattás, apresenta ainda imagens e informações do comércio da cidade no início do século 20. O vídeo interpreta e analisa uma fotografia de 1908 de Araraquara, que registra um núcleo urbano ruralizado no interior paulista, destacando sua vida social (sociabilidade, modo de vida, indumentária, educação, morte – entre outros) e seus aspectos arquitetônicos e urbanísticos.
A exposição “A Fotografia em Araraquara” é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e pode ser conferida até 30 de maio. O horário para visitação é: às segundas-feiras, das 13 às 18 horas; de terça à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas; e aos sábados, das 9 às 12 horas.
Vale destacar que, no domingo, 17 de maio, o Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria participa do programa “Museus aos Domingos”, abrindo suas portas para visitação no horário das 10 às 13 horas.
SERVIÇO:
Exposição “A Fotografia em Araraquara” – com fotos de Luiz Flávio de Carvalho Costa
Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº – Centro)
Período: até 30 de maio
Visitação: às segundas-feiras, das 13 às 18 horas; de terça à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas; e aos sábados, das 9 às 12 horas
– Museus aos Domingos
Data: domingo (17 de maio)
Horário: das 10 às 13 horas
Entrada gratuita