Com concentração neste sábado (13), às 7h30, na unidade de saúde “Dr. Herculano Graeff” na Avenida Olímpio Bolzam, nº 90, do Jardim Selmi Dei IV, a Vigilância Ambiental em Saúde realizará a terceira etapa de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, na região nordeste de Araraquara.
As equipes farão o trabalho de porta a porta verificando os quintais e terrenos das 7h30 às 13h.
“Já realizamos duas ações anteriores no bairro; agora iremos orientar os moradores e retirar materiais inservíveis nos setores III e II”, relata o gerente executivo da Vigilância Ambiental, Eduardo Tagliacozzo.
As equipes de bloqueio e nebulização trabalharam recentemente na região, inclusive as secretarias municipais de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente estão atuando nos novos núcleos habitacionais, Maria Helena e Anunciata Palmira, retirando entulhos e materiais descartados irregularmente.
Agentes de combate a endemias, médicos, dentistas, agentes comunitários de saúde e servidores de diversas secretarias municipais integrarão o mutirão deste sábado.
280 toneladas
Desde o início do ano, a Vigilância Ambiental contabiliza mais de 280 toneladas de materiais diversos retirados dos bairros. São peças mecânicas inutilizadas, sofás danificados, pneus velhos, tanquinhos, armários e outros itens sem nenhuma utilidade, mas potenciais criadouros do mosquito da dengue.
Além do trabalho semanal de bloqueio e nebulização em várias regiões da cidade, o mutirão concentra aos sábados os esforços nos bairros em que a incidência de criadouros esteja mais acentuada.
Os bairros que até o momento receberam a força-tarefa foram: Jardim Universal, Parque das Laranjeiras, Esplanada, Ieda, Imperial, Jardim Brasil, Altos do Pinheiros, Parque São Paulo, Santa Clara, Vila Biagioni, Jardim Pinheiros e os setores V, IV do Selmi Dei.