InícioCultura+CulturaNesta quinta-feira (20) começa a 2ª Semana do Circo de Araraquara

Nesta quinta-feira (20) começa a 2ª Semana do Circo de Araraquara

Programação será realizada no Teatro de Arena até 23 de abril com atividades gratuitas

A 2ª Semana do Circo de Araraquara está chegando: de 20 a 23 de abril, a cidade contará com uma programação especial da arte circense, com oficinas e espetáculos gratuitos, realizada na íntegra no Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira, no bairro Melhado. O evento é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio do Sesc Araraquara, e as inscrições para as oficinas gratuitas já estão abertas virtualmente.

A grande novidade dessa edição fica por conta da parceria com o Retiro Malabarístico, que tem atualmente como organizador e produtor Guilherme Faveri – e conta com o acampamento e alimentação inclusa, o que favorece e atrai artistas de fora da cidade.

“A ideia é fomentar a cena local, atraindo para Araraquara diversos artistas de múltiplos Estados brasileiros, além de países latino-americanos, como tem acontecido nas últimas edições do Retiro Malabarístico. Em Araraquara teremos a capacidade máxima de 150 participantes no Retiro e, deste modo, iremos viabilizar um evento com maior abrangência de público”, conta Bel Macari, produtora da Semana de Circo juntamente com Bárbara Monteiro.

Elas contam que há uma procura grande pela participação por meio do Retiro Malabarístico e que restam poucas vagas, mesmo com o passaporte sendo cobrado devido à alimentação. “Os artistas de fora de Araraquara que tiverem interesse, devem consultar o site do próprio Retiro Malabarístico (https://www.retiromalabaristico.com/). O passaporte do Retiro dá acesso a todas as atividades da programação”, explica o produtor do Retiro, Guilherme Faveri.

Vale lembrar que os artistas e interessados por artes circenses de Araraquara, já podem realizar inscrições para as oficinas gratuitas, por meio do link: https://forms.gle/BRAnkqsjbcfKyMAJ9  (confira a programação abaixo).

“O acesso da população ao espetáculo circense cria a possibilidade de apreciar esteticamente uma manifestação muito diversa, de uma arte milenar que mobiliza conhecimentos dentro de diversos campos artísticos, como: a música, o teatro, a dança, entre outros”, aposta Bel. “Para além da estética, o lado criativo e imaginativo do mundo do circo mostra de maneira lúdica as potencialidades do corpo e da imaginação”, aponta Barbara.

Programação – A programação gratuita de abertura, na quinta-feira (20), conta com o espetáculo “Pocket Cola Show”, com As Inigualáveis Irmãs Cola, às 20 horas, no Teatro de Arena. Na sequência, haverá a “Mostra de Sinal” e o “Palco Aberto”.

“A Mostra de Sinal, às 21 horas, será um palco aberto para todes os artistas de rua com números de sinal, com apresentações curtas no próprio Teatro de Arena”, explicam as produtoras. Já o “Palco Aberto”, a partir das 21h45, estará aberto a artistas que queiram apresentar algum número circense, performance artística/cênica, dança ou música.

Ainda na quinta (20), a programação de oficinas contará com: “Passes de claves em tempos diferentes”, com Marco Cassiano (das 14h às 16h), e “Iniciação ao Buugeng”, com Igor Regis.

Na sexta-feira e no sábado (21 e 22) as oficinas terão início às 9 horas e término previsto para às 18 horas. Na sexta acontecem 9 oficinas, sendo das 9h às 12h: “Tecido Acrobático”, com Camila Pasquini; “Expansão sensorial e malabarismo”, com Mamute; e “Suportando”, com Jeferson Marcílio.

Depois, na tarde da sexta, têm: “Introdução aos Bambolês”, com Gabi Polizzelli (13 às 15h); “Desvendando os 8 Rings”, com Isabela Menini (13h30 às 15h); “Passes de claves em tempos diferentes”, com Marco Cassiano (13h30 às 15h30); “Confecção e manipulação de chicotes”, com Karina Bredariol (13h30 às 16h30); “Acrodança”, com Miguel Cossio (15 às 18h); e “Quedas no Tecido Gota”, com Mauro Shiroma (15h30 às 17h30).

À noite, às 20 horas, tem o espetáculo “A Noite de Gala”, com 90 minutos, apresentando diversas modalidades circenses, com artistas de diferentes lugares. A classificação é livre e conta com a Mestre de Cerimônias: Laura Faleiros.

Já no sábado são 11 oficinas. Pela manhã, das 9h às 12h, haverá: “Mão a Mão”, com Mano a Mana; “Malabarismo é Dança”, com Yuri Quiterio; “Fundamentos do Swing Poi”, com Manu Retz; também, das 9h às 11h terá “Que palhaçada é essa?”, com Cia. Circus Soul.

A tarde a programação começa às 13 horas com: “Mão a Mão”, com Mano a Mana (até 16h); “Bambolê não é só girar na cintura”, com Luna (até 15h). Depois, às 13h30 têm início: “Desvendando os 8 Rings”, com Isabela Menini (até 15h); e “Passes de claves em tempos diferentes”, com Marco Cassiano (até 15h30).

Das 16h às 18h, acontecem as últimas 3 oficinas do sábado: “Lira Acrobática, giros e flow”, com Mayla Bares; “Globoflexia”, com Felipe Brito; e “Consciência corporal e prevenção de lesões”, com Marcio Antunes.

Na noite do sábado, o espetáculo “A Noite Libertária” é atração às 20h30, com As Irmãs Cola como Mestres de Cerimônia. Com 80 minutos, o espetáculo abordará temas diversos, inclusive políticos. A classificação etária é de 16 anos.

Ainda, no domingo (23), a programação conta com: Cortejo, às 10 horas, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (ao lado da Prefeitura), com a participação do Grupo de Maracatu Sementes Crioulas e os alunos das Oficinas Culturais Municipais. O Cortejo segue para a Praça Pedro de Toledo, às 10h30 para o espetáculo “A Gala de Rua”, que encerrará a programação.

Luis Antônio

Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1

Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Notícias relacionadas

Mais lidas