InícioNotíciasGeralNino Mengatti deixa Secretaria de Segurança Pública

Nino Mengatti deixa Secretaria de Segurança Pública

Crise na GCM e falhas no sistema de monitoramento fizeram aumentar as críticas contra o ex-secretário nas últimas semanas

O secretário de Segurança Pública de Araraquara, Nino Mengatti, anunciou, na tarde desta terça-feira, dia 3 de outubro, que está deixando a pasta para se dedicar à sua pré-candidatura à prefeito pelo PSB. Também ex-secretário de Governo e de Educação na administração Marcelo Barbieri, Nino assumiu a Segurança Pública no fim de 2014.

“A decisão de deixar a pasta vem em consonância aos rumos tomados no ano passado, quando fui um dos coordenadores da campanha presidencial de Eduardo Campos e caminhei ao lado do atual vice-governador de São Paulo e presidente estadual do PSB, Márcio França. Estamos trabalhando por um novo projeto para Araraquara e minha saída ocorre única e exclusivamente por este motivo”, comenta Nino.

A Prefeitura de Araraquara ainda não se pronunciou sobre o desligamento, nem anunciou o nome do substituto. Durante o período à frente da secretaria, Nino enfrentou críticas e polêmicas, como a projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que autoriza o armamento da Guarda Civil Municipal. Mesmo com aprovação, a GCM ainda não atua com armas.

Na semana passada, um grupo de vereadores revelou que o sistema de monitoramento, anunciado como um dos mais importantes programas municipais na área da Segurança Pública, operava apenas com uma das vinte e cinco câmeras.

Outra situação delicada enfrentada pelo ex-secretário foi o descontentamento de um grupo de guardas civis. Após uma suposta ofensa desferida em rede aberta pelo sistema de comunicação das viaturas, os guardas foram “tirar satisfação” do coordenador, Marcos Roberto da Silva. A cena foi filmada e se espalhou pelas redes sociais (veja aqui). Inicialmente, o caso foi considerado “problema interno” pela secretaria. Nino Mengatti só se pronunciou sobre o assunto quase uma semana depois do ocorrido e anunciou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar contra os envolvidos – o coordenador, no entanto, não foi responde ao processo.

Segundo a assessoria de impresa, além de se dedicar à sua pré-candidatura, Nino também auxiliará o PSB a se fortalecer na região central, já que é o atual presidente do diretório municipal da legenda e um dos coordenadores regionais do partido.

 

Luís

Notícias relacionadas

Mais lidas