O Campeonato Paulista de 2015 mal acabou e a FPF já está pensando no Estadual do próximo ano. O novo presidente da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos, afirmou, na última segunda-feira (04), que deve realizar algumas mudanças no torneio de 2016.
Apesar de não indicar quais mudanças serão realizadas, o novo cartola da Federação Paulista tem como objetivo aumentar a competitividade e média de público da primeira fase do campeonato estadual.
“Estamos avaliando o que é possível fazer com o campeonato. Alguma mudança terá, sim. Não sei te dizer ainda qual será. Mas alguma coisa vai ter. As datas não vão mudar. O número será o mesmo. Mas estamos pensando em algo que faça a primeira parte do campeonato ser mais disputada. Fazer algo para que os times do interior consigam encher os estádios na primeira fase, entende? É isso que estamos buscando. Vamos ver quais serão as possibilidades”, afirmou o dirigente, em entrevista à “Espn”.
O atual formato do Campeonato Paulista, que foi implantado em 2014 e vem gerando muitas críticas, conta com quatro grupos de cinco times, com os grandes paulistas sendo cabeças de chave. Na primeira fase, as equipes que caem no mesmo grupo enfrentam todas as outras de outros grupos, mas não jogam entre si.
Apenas na segunda fase, em formato de mata-mata, os dois primeiros colocados de cada grupo disputam vaga, em jogo único, para a semifinal do torneio, que também será disputada em apenas uma partida. A final do campeonato é disputada em dois jogos, com a equipe que somou mais pontos decidindo em casa.