InícioNotíciasGeralOficina de Maracatu começa este mês no Centro Afro

Oficina de Maracatu começa este mês no Centro Afro

Inscrições podem ser efetuadas gratuitamente até 26 de fevereiro

 

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Maracatu de Baque Virado, que será realizada gratuitamente no Centro de Referência Afro Mestre Jorge. São 30 vagas e a atividade é indicada para todas as idades. As inscrições podem ser efetuadas até 26 de fevereiro.

Originado no Recife, em Pernambuco, como a maioria das manifestações populares do Brasil, o Maracatu é uma mistura das culturas indígena, africana e européia. A oficina, que será coordenada por integrantes do Maracatu Pedra de Fogo, tem como objetivo fazer o participante compreender esse universo que é patrimônio cultural imaterial do Brasil.

As aulas acontecem durante seis sábados: de 27 de fevereiro a 09 de abril, das 15 às 17 horas. Durante as aulas haverá contato com instrumentos, ritmos, cantos, danças, conteúdo histórico e suas origens de matriz africana. A oficina será realizada em formato prático, deixando assim a vivência com maior dinamismo.

Fundado em agosto de 2014 na cidade de Araraquara, o grupo Maracatu Pedra de Fogo foi criado com o objetivo de estudar, pesquisar, fortalecer e preservar a cultura do Maracatu de Baque Virado. Desde sua fundação, além de apresentações, o grupo realiza oficinas abertas para toda a comunidade, possibilitando assim o acesso a essa cultura popular brasileira.

O grupo foca seu estudo na Nação Estrela Brilhante do Recife (1906), mas também estuda outras nações de Baque Virado como: Nação Almirante do Forte (1931) e Nação Elefante (1800), além de suas próprias loas (músicas).

O endereço do Centro de Referência Afro é Avenida Feijó, nº 223, entre as ruas Zero e Um, no Centro de Araraquara.

 

Serviço:

Inscrições abertas para a Oficina de Maracatu, com Maracatu Pedra de Fogo

Inscrições: até 26 de fevereiro

Local: Centro de Referência Afro Mestre Jorge (Avenida Feijó, nº 223 – Centro)

Grátis – 30 vagas

  • O curso será ministrado de 27/02 a 09/04, aos sábados, das 15 às 17 horas

 

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas