InícioNotíciasGeralOrquestra Escola abre inscrições para cursos gratuitos

Orquestra Escola abre inscrições para cursos gratuitos

As aulas destinam-se a alunos iniciantes, com cursos de musicalização, violino, viola erudita e violoncelo. Inscrições vão até 30/09

 

O Projeto Orquestra Escola é voltado para crianças e jovens de 6 a 25 anos de idade dando prioridade àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.

São oferecidos cursos de musicalização, violino, viola erudita e violoncelo. A duração dos cursos é de seis meses, podendo ser prorrogados por mais seis meses.

O Projeto Orquestra Escola visa à formação de uma orquestra de cordas com as crianças e jovens atendidos e a realização de apresentações gratuitas no município de Araraquara, promovendo o acesso a toda população.   

Das 180 vagas disponíveis 115 já foram preenchidas.  Mesmo assim, de acordo com o gestor do projeto, a Orquestra Escola tem condições de trabalhar acima da meta caso o número de inscritos seja maior.

As inscrições vão até o dia 30 de setembro e devem ser feitas na sede da Orquestra Escola, localizada na Avenida Espanha, 507, no Centro, entre as ruas 3 e 4. São necessários para inscrição a cópia da certidão de nascimento ou RG,  duas fotos 3×4, comprovante de endereço e, se menor de idade, cópia do RG do responsável. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (16) 3014.3032.

OBJETIVO

O Projeto Orquestra Escola tem como objetivo principal democratizar o acesso à educação e a arte, promovendo a ética, a cidadania e equidade social com crianças e jovens de 06 a 25 anos de idade vivendo em situação de vulnerabilidade através da educação e prática da música, ampliando a autoestima, o conhecimento e promovendo a identidade cultural coletiva dos participantes, proporcionando uma experiência prazerosa, fascinante, lúdica e que traz consigo inúmeros benefícios, além da possibilidade de novas perspectivas profissionais e de lazer. Busca-se inserir o aluno no universo amplo da arte, garantindo e contribuindo com sua formação plena.

Para Geraldo Souza, coordenador técnico e administrativo da Orquestra e Gestor Cultural: “A música elimina diferenças de classes sociais, idade ou ideais. E é apostando nesse poder invisível, mas sensível que o projeto Orquestra escola surge, tendo como intuito promover a inserção social e ocupação de crianças e adolescentes. Além do lazer e demais benefícios, o curso também possibilita capacitação e consequentemente a profissionalização na arte. Acredito que tenhamos possíveis músicos de orquestra frutos desse trabalho, mesmo esse não sendo o principal objetivo”.

O Projeto Orquestra Escola é realizado pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura – ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), com apoio da Prefeitura Municipal de Araraquara, Lets e Associação Cultural Promoart e conta com os patrocínios de Grupo Morada, Lupo, Nigro e Quimatec.

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas