InícioCulturaPainel restaurado pela artista Euzânia Andrade leva arte ao CER Rosa Ribeiro...

Painel restaurado pela artista Euzânia Andrade leva arte ao CER Rosa Ribeiro Stringhetti

Intervenção da artista plástica feita em 2007 passou por revitalização e ampliação durante obras de reforma da escola

O painel feito em 2007 pela artista plástica Euzânia Andrade em uma das paredes do CER Rosa Ribeiro Stringhetti, no Jardim América, voltou a ganhar vida. Com as obras de reforma da unidade em fase de finalização, a intervenção artística passou por revitalização e deve contribuir para aproximar ainda mais os alunos da arte.

Foi a própria Euzânia quem restaurou a obra, a convite da Secretaria Municipal da Educação. "Eu me senti extremamente feliz ao receber esse convite, pois vejo o reconhecimento da Secretaria da Educação pela arte e sua preservação. Foi emocionante também o incentivo e apoio da diretora Marcia", ressalta a artista.

Chamado "As cores da infância", o painel fez parte de um projeto realizado em outras escolas municipais entre 2005 e 2008 que teve como objetivo trazer para dentro do ambiente escolar a obra de artistas da cidade, valorizando a produção cultural de Araraquara.

"Esta série de painéis teve como referência o movimento concreto do grupo paulista Ruptura, tendo como importante representante a artista Judith Lauand, que pode ser considerada araraquarense, pois morou aqui desde seus dois anos e também fez a Escola de Belas Artes. É praticamente uma homenagem que faço a ela", explica Euzânia.

"Quis trazer para esse espaço sagrado, pois é assim que vejo a escola, a alegria infantil por meio das formas e cores, podendo contribuir com a formação de um repertório de símbolos e significados. Acredito que a arte, ali pertinho, com todas as cores, poderá proporcionar um mundo simbólico que será ressignificado no convívio e na construção diária de novos símbolos, entre eles os códigos da arte", pontua a artista.

A secretária da Educação, Clélia Mara Santos, agradece a dedicação de Euzânia, bem como o empenho da direção do CER para o restauro do painel. Para Clélia, a revitalização da obra contribui para garantir a manutenção e conservação do patrimônio artístico da escola, conectando os alunos com a arte. "O restauro ficou maravilhoso e deu nova vida à obra, proporcionando aos alunos o contato com a arte por meio do traço identitário do talento artístico de Euzânia", ressalta.

Formada pela Universidade Federal de Uberlândia em Comunicação Visual, Desenho e Plástica e, também, em Educação Artística, Euzânia é doutora em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara. Foi secretária de Cultura, além de presidente da Fundação de Arte e Cultura de Araraquara (Fundart), é arte-educadora e reúne prêmios em diversos salões de artes.

Já a reforma do CER Rosa Ribeiro Stringhetti é uma demanda do Orçamento Participativo (OP) de 2017. A obra foi eleita como prioridade pela Região 6 do OP e soma um investimento de mais de R$ 650 mil, incluindo recursos de contrapartida de uma empresa privada e verba municipal.

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas