O Palmeiras carimbou a classificação para a semifinal da Libertadores ao derrotar o Atletico-MG, nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal, em jogo realizado nesta quarta-feira (11), no Allianz Parque. Weverton pegou a cobrança de Rubens e Murilo deu a vaga ao time alviverde.
Vivo na briga pelo terceiro título consecutivo, o Palmeiras aguarda o vencedor de Athletico-PR e Estudiantes-ARG para conhecer seu adversário na próxima fase. No primeiro jogo, empataram por 0 a 0.
O jogo começou devagar com as duas equipes se estudando. O Atlético Mineiro apostou as fichas em Hulk, enquanto o palmeiras buscou o contra-ataque para surpreender. No entanto, o primeiro tempo foi de poucas oportunidades. Bola em direção ao gol de Éverson, apenas o chute de Piquerez pela linha de fundo.
O Atlético-MG também não teve muito espaço, mas começou a mandar na partida após a expulsão de Danilo, aos 28 minutos. A cria palmeirense acertou a perna de Allan e recebeu o vermelho. Com um a mais, o time mineiro se atirou ao ataque e só não marcou, pois Weverton defendeu o chute de Hulk.
Nos minutos finais, o Palmeiras conseguiu segurar o Atlético e acabou levando o empate para o intervalo.
Apesar de estar com um jogador a menos, o Palmeiras foi com tudo para cima do Atlético-MG. O time paulista teve grande chance com Zé Rafael. O volante pegou a sobra de uma saída errada de Éverson e jogou para fora.
O Atlético-MG respondeu à pressão do Palmeiras. Aos 15 minutos, em uma sequência de erros da defesa alviverde, Mariano deu belo cruzamento, Jair chegou de peixinho, muito próximo da pequena área, e jogou rente à trave de Weverton.
O Palmeiras igualou a força do Atlético, mas a situação piorou ainda mais aos 38 minutos, quando Scarpa sofreu falta, mas calçou Allan. O meia recebeu o cartão vermelho e deixou o time alviverde sem dois jogadores. O Atlético foi para o abafa e quase marcou com Hulk. Ele saiu na cara de Weverton e jogou caprichosamente para fora.
Os últimos minutos foram de muita emoção para ambos os lados. Após um cruzamento de Hulk, Nacho jogou na trave. Ainda deu tempo de Vargas ser expulso por peitar o árbitro. O Palmeiras teria uma falta para bater, o Roldán resolveu encerrar o jogo. Com isso, a classificação saíra nos pênaltis.
Nos pênaltis, Palmeiras e Atlético acertaram as cinco cobranças. Mas na sexta cobrança, Rubens perdeu e Murilo deu a vaga ao time alviverde, que chega à semifinal e mantém vivo o sonho pelo tricampeonato consecutivo, o tetra em sua história.