Após duas derrotas consecutivas, o Palmeiras voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Na manhã deste domingo ganhou do Vitória, de virada, por 4 a 2, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 14ª rodada da competição.
A vitória recoloca o Palmeiras próximo dos primeiros colocados. O time dirigido por Cuca agora é o quinto colocado, com 22 pontos ganhos. Porém, pode perder posições com a sequência dos jogos neste domingo e na próxima segunda-feira. O Vitória, por sua vez, segue na zona de rebaixamento: é o 18º, com apenas 12 pontos.
O detalhe é que a vitória acontece num bom momento, já que agora o Palmeiras terá dois confrontos diretos na parte de cima da tabela. Flamengo e Sport, ambos fora de casa.
O jogo começou eletrizante por parte do Palmeiras. Logo no primeiro ataque, Dudu tocou para Guerra e o meia chutou na rede pelo lado de fora. Fazendo o bom público na Arena se empolgar. Porém, o Vitória, bem postado defensivamente, esperava os espaços para surpreender na capital paulista.
E foi justamente o que aconteceu. Aos nove minutos, Felipe Melo saiu jogando errado e entregou a bola nos pés de Neílton. O atacante lançou o volante Uilliam Correia, que arriscou de fora da área e mandou no canto esquerdo do goleiro Fernando Prass. A bola ainda bateu na trave antes de morrer no fundo do gol.
A bola parada do Palmeiras era perigosa e num destes lances saiu o gol de empate. Aos 34 minutos, Dudu cruzou na área e Mina caiu numa disputa com o zagueiro Wallace Reis. O árbitro marcou pênalti. Aos 36, Róger Guedes foi para a cobrança e mandou no canto esquerdo superior de Fernando Miguel.
Embalado pelo gol, o Palmeiras aumentou a pressão e chegou ao segundo gol. Aos 45 minutos, Guerra aproveitou falha da defesa do Vitória e deixou a bola para Dudu apenas completar para as redes. Gol alviverde na base da raça de Guerra.
Atrás no placar, o Vitória voltou para o segundo tempo priorizando o toque de bola. Chegou a envolver o Palmeiras e teve a chance de empatar aos 15 minutos. André Lima encontrou Neílton sem marcação no meio da área e o atacante mandou à esquerda de Fernando Prass.
Mais organizado em campo, o Vitória seguiu em cima do Palmeiras e cinco minutos depois parou no travessão. Após escanteio, o zagueiro Wallace Reis subiu mais que a defesa do Palmeiras e mandou no poste de Prass.
Depois da pressão baiana, foi a vez do Palmeiras atacar. Aos 23 minutos, Egídio cobrou falta e exigiu ótima defesa de Fernando Miguel. Dois minutos depois, a bola entrou. Dudu puxou contra-ataque e cruzou na área. William acertou a trave e na sobra Mayke mandou para as redes. Alívio total para o torcedor presente na Arena.
Totalmente entregue em campo, o Vitória sentiu o terceiro gol e viu o Palmeiras crescer com a bola nos pés. Melhor em campo, Dudu voltou a deixar sua marca. Aos 31, Michel Bastos cruzou e o capitão mandou no canto direito de Fernando Miguel. Melhor partida do jogador na temporada.
Antes do apito final o Vitória descontou com o jovem David. Aos 39, ele chapelou Egídio, tocou para André Lima e recebeu na pequena área para completar para as redes
O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o Flamengo, às 21h45, no Estádio Luso-Brasileiro (Ilha do Urubu), no Rio de Janeiro. No mesmo dia, o Vitória recebe o Grêmio, ás 19h30, no Barradão, em Salvador.