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Petrobrás segue sem planos para terminal desativado

Unidade BR de Araraquara foi desativada há cerca de cinco anos por inviabilidade logística

Localizado na estrada municipal Ferroban, entre Araraquara e Américo Brasiliense, ao lado da linha férrea, o Terminal da BR Petrobrás, reinaugurado em 2005, segue desativado.

Os dois tanques ainda existentes no local têm capacidade para armazenar cerca de 10 milhões de litros de etanol e serviam para escoar o combustível produzido pelas usinas da região. Toda a estrutura de dutos para o carregamento das composições ainda estão lá, mas a deterioração é visível, conforme mostram as imagens.

O terminal funcionava como um importante ponto de escoamento do etanol para o porto de Santos e outras regiões. O local onde as composições abasteciam hoje abriga apenas algumas sucatas de locomotivas abandonadas pela atual concessionária.

A reinauguração, há 12 anos, teve a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As atividades foram interrompidas durante após o seu segundo mandato, quando a sucessora Dilma Roussef ocupava a presidência.
Equipes de vigilância contratadas pela empresa tomam conta do local. Cães de guarda também protegem a área dos tanques dos invasores. Áreas próximas, como o campo de futebol usado pelos antigos funcionários, ao lado dos reservatórios, estão em estado de abandono. Os vestiários foram destruídos e pichados. Pinos de cocaína e vestígios de vandalismo são facilmente encontrados no entorno da área.

Apesar da presença dos vigias, não há informações sobre a retomada das atividades no Terminal. Procurada pela reportagem, a Petrobrás não retornou o contato até o fechamento dessa reportagem.

A Prefeitura de Araraquara informou que durante o governo anterior do prefeito Edinho, o Executivo buscou a reativação do local e trouxe à cidade, inclusive, diretores da empresa para avaliação. “Na época, a empresa realizou diversos estudos de impacto, a pedido do então prefeito, porém identificou problemas de logística, uma vez que a BR tem uma base grande em Ribeirão Preto e outra em Paulínia, contemplando o interior do estado”.

O Executivo municipal, no entanto, disse que está levantando informações para demonstrar a viabilidade da base da BR no município.

 

 

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