InícioNotíciasPiracicaba e seus traços históricos

Piracicaba e seus traços históricos

Pontos culturais preservam a trajetória do município localizado a pouco mais de 160 quilômetros da capital paulista

 

Uma leitura dos projetos arquitetônicos mais charmosos do século 19 e 20 trazem uma aura especial para a cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Formada por um conjunto de atrações histórico-cultural, Pira, como ficou conhecida entre os mais íntimos, é um verdadeiro patrimônio. O município fica apenas a 140 quilômetros de Araraquara – e apenas 164 quilômetros de distância da capital. 

Pela região e arredores, opções não faltam para levar o visitante de volta ao passado. A começar pela Rua do Porto, o cartão-postal da cidade. O local, antigamente povoado pela população ribeirinha, agora reconta a história do município. Bem no início do trajeto está o Museu da Água, depois o visitante encontra outros pontos de atração como a Casa do Povoador, o Largo do Pescador, o Casarão do Turismo, o Centro Gastronômico, e a Casa do Artesão.

A Casa do Povoador, inclusive tombada como Patrimônio Histórico do Estado, encabeça a lista dos pontos de parada mais visitados pelos turistas. Construído no finalzinho do século 19, a edificação é a mais antiga da cidade e hoje abriga o centro cultural com exposições, mostras e, periodicamente, oficinas de arte. 

Outros dois pit-stops recomendados para quem quer mergulhar na história da cidade é o Casarão do Turismo e o Museu da Água.  O primeiro, construído no século 19, a casa abrigava uma antiga olaria e traz nos traços arquitetônicos o estilo neo-colonial da economia desta época.

Já o Museu da Água abrigou a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade. Com uma área de 12 mil m² às margens do Rio Piracicaba, ele preserva a arquitetura antiga e hoje oferece educação ambiental aos visitantes.

Quando o assunto é água e educação ambiental, o Aquário Municipal da cidade também colabora, e muito, para destacar a importância da preservação. Por lá, há  três aquários, que medem 3 metros de comprimento por 1 metro e 80 centímetros de altura, com capacidade de 2.400 litros, cerca de 3.000 peixes, de aproximadamente 80 espécies.

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas