InícioNotíciasGeralPM disponibiliza serviço especial para deficientes auditivos

PM disponibiliza serviço especial para deficientes auditivos

Deficiente auditiva poderá acionar o serviço de emergência por meio de mensagem de texto

 

A Polícia Militar do Estado de São Paulo criou o serviço especial de emergência para as pessoas com deficiência auditiva ou na fala. Na prática, a pessoa deficiente auditiva poderá acionar o serviço de emergência da PM e Bombeiros, 190 e 193 respectivamente, por meio de mensagem de texto, via SMS, no celular e de forma gratuita. O programa vem sendo desenvolvido pela PM desde 2011.

Uma equipe especializada, composta por policiais militares do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) diuturnamente interage com o deficiente auditivo, diagnostica a emergência e encaminha online o atendimento ao município de origem da ocorrência.

De acordo com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, existem 1,9 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Estado de São Paulo.

Em Araraquara, a Assessoria Especial para as Pessoas com Deficiência realiza o cadastro geral das pessoas com deficiência no térreo do Paço Municipal e já encaminha os deficientes auditivos e na fala para serem cadastrados em qualquer Unidade Policial, para que assim, possam fazer uso do Sistema de Emergência.

“Uma importante ferramenta da Polícia Militar que amplia a segurança dos deficientes auditivos e tem apoio e orientação da Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular”, opina a assessora especial para Pessoas Com Deficiência, Márcia Lucca.

O serviço inédito da Polícia Militar abrange todo o Estado de São Paulo e é fundamental o cadastro e a atualização do telefone celular da pessoa com deficiência para a inserção no sistema eletrônico.

O cadastro e a orientação sobre o serviço especial aos deficientes auditivos podem ser realizados em qualquer Unidade Policial Militar, no horário comercial, das 9h às 18h, e em Araraquara no 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior, na Rua José Biller Teixeira, 519, na Vila Ferroviária, região central de Araraquara.

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas