Na manhã desta quinta-feira (15) na Escola Estadual Bento de Abreu, ocorreu a implantação do programa “Escola da Inteligência”, pelo Instituto Augusto Cury, trabalho realizado em parceria com o GPRED – Grupo de Prevenção ao Uso de Drogas da Polícia Federal de Araraquara. O trabalho inicia com o treinamento de todo o corpo docente do EEBA.
Essa é a segunda escola de Araraquara – e também da região Sudeste -, e a sexta cidade do Brasil, em que ocorre a implantação do Programa, dentro dessa parceria. A E. E. João Manoel do Amaral foi a primeira escola de Araraquara a receber a E.I., em agosto de 2017, para cerca de 500 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos).
No E.E.B.A. serão beneficiados cerca de 1.500 alunos, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Foi assinado Termo de Compromisso pela Diretora da Escola e a Chefia da Delegacia de Polícia Federal de Araraquara. No evento estavam presentes a Dirigente Regional e Supervisoras Regionais de Ensino.
O objetivo final do programa é a prevenção do uso de drogas e da violência por crianças e adolescentes, através da conscientização e orientação dos mesmos sobre as virtudes individuais e a aplicação da chamada “Inteligência Socioemocional” nas relações interpessoais.
A prevenção é atribuição da PF, prevista no Art. 144 da Constituição Federal desde 1988, mas passou a ser realizada efetivamente há apenas alguns anos, pelos GPREDs de cada unidade Policial Federal de todo o Brasil.