InícioNotíciasGeralPopulação pode realizar teste rápido para Hepatite

População pode realizar teste rápido para Hepatite

Exames são realizados na sede do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), das 8h às 14h

Integrando as atividades da Semana de Luta contra a Hepatite, o Programa Municipal de Prevenção e Controle das DST/Aids realiza até a próxima sexta-feira, 31 de julho, testes rápidos para detecção da doença. O tema da campanha este ano é “Hepatites – Sem perceber, você pode ter”. 

Os exames são realizados na sede do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), das 8h às 14h. O CTA está localizado na Rua Expedicionários do Brasil, 1.435, centro de Araraquara.

Encerrando a programação, no dia 31 de julho, das 8h às 14h, o teste será ofertado defronte ao Paço Municipal. No local, também será oferecida atualização da carteira vacinal contra hepatite B para pessoas com até 49 anos. 

Diversas atividades já foram realizadas durante a semana. No dia 27 de julho, aconteceu uma rodada de palestras na Biblioteca Municipal Mário de Andrade para manicures, tatuadores, estudantes e público em geral. O segundo dia de atividades contou com um curso de biossegurança.

O que é Hepatite

Hepatite é uma inflamação do fígado que compromete seu funcionamento normal e pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. As hepatites virais recebem no nome a letra correspondente ao vírus que a originou: hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E.

As hepatites virais B e C podem ser transmitidas através do sangue contaminado, relação sexual desprotegida e da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto. A hepatite B é considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). 

 

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas