InícioNotíciasGeralPor atraso salarial, Portuguesa pode ser rebaixada à Série A3

Por atraso salarial, Portuguesa pode ser rebaixada à Série A3

O Sindicato dos Atletas entrou com uma denúncia junto ao TJD para quitar a dívida. Punição pode ser com perdas de pontos

A Portuguesa vai de mal a pior. Após entrar em queda livre com o rebaixamento da equipe no Campeonato Brasileiro em 2013, através do tribunal por escalação irregular do meia Heverton, a Lusa pode parar também na Série A3 do Campeonato Paulista. Com os salários atrasados, os jogadores recorreram ao Sindicato dos Atletas buscando encontrar um modo dessa dívida ser quitada.

O Sindicato, então, denunciou a Portuguesa ao Tribunal de Justiça Desportiva devido a três meses de atraso salarial. O regulamento prevê que a equipe seja punida caso isso aconteça, levando a perder pontos na competição em que isso ocorreu, ou seja, a Série A2 do Paulista. Em caso de perda de três pontos, a Lusa seria rebaixada. Porém, terá uma prazo para que arque com todas dívidas, escapando assim de um possível rebaixamento.

“A Portuguesa não efetuou o pagamento total dos últimos meses (fevereiro, março e abril) – direito de imagem e valor registrado na carteira de trabalho. O regulamento prevê punição para clubes que estão inadimplentes. Nós resolvemos efetuar a denúncia contra a Lusa, respaldado pelo regulamento, onde a Portuguesa, se não efetuar o pagamento desses valores, no prazo que será estipulado no TJD, poderá perder três pontos na competição. Como o campeonato já encerrou, a pena é no máximo de três pontos, que pode culminar no rebaixamento da equipe”, afirmou o advogado do Sindicato Filipe Rino.

Apesar do atrasado e de considerar a situação insustentável, nenhum jogador da Portuguesa, até o momento, entrou na Justiça contra o clube afim e rescindir o contrato. A Lusa não nega que está em crise financeira e deverá ter uma folha salarial de até no máxima R$ 150 mil para tentar o acesso na Série C. “A reclamação foi do elenco em geral e não apenas de um jogador. Até agora nenhum atleta entrou na justiça pleiteando o recebimento dos salários, tampouco a rescisão contratual. TJD dará um prazo de 15 dias para efetuar o pagamento, mas essa decisão não tem um prazo em si para ser publicada”, completou o advogado.

Na temporada, a Lusa era cotada como uma das favoritos ao acesso à elite do futebol paulista, mas acabou ficando aquém das expectativas. Terminou na 13ª colocação com 24 pontos, dois na frente do Paulista. Se perder três pontos, ficaria em 15º, na zona de rebaixamento. Na Copa do Brasil, a Portuguesa também começou de uma forma desastrosa, perdendo para o modesto Parnayba, do Piauí, por 2 a 1. Durante a temporada, a Lusa teve quatro técnicos. São eles: Estevam Soares, Felipe Lucena, de forma interina, Ricardinho, Anderson Beraldo, mostrando total desorganização para uma competição do nível da Série A2. As informações são do Portal Futebol Interior.