InícioNotíciasPrefeito confirma novas cepas em pacientes de Araraquara

Prefeito confirma novas cepas em pacientes de Araraquara

Instituto de Medicina Tropical ligado à USP apontou que cepas do coronavírus de Manaus e Reino Unido foram identificadas em pacientes positivados

No inicio da noite desta sexta-feira (12), o prefeito de Araraquara Edinho Silva confirmou através de uma live pelas redes sociais, que as cepas do cornavírus detectadas em Manaus e Reino Unido estão circulando em Araraquara.

O prefeito disse que a constatação foi feita pelo Instituto de Medicina Tropical, ligado à USP, que localizou as mutações do vírus em pacientes positivados em Araraquara. Isso significa o agravamento da situação.

Diante da constatação, novas deliberações serão divulgadas pelo Comitê de Contingenciamento de combate ao coronavírus e medidas mais rígidas vão ser adotadas a partir de segunda-feira (15).

A Prefeitura e o Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), já estavam investigando a nova cepa por conta do aumento da transmissão da Covid-19 nas últimas semanas e a mudança no perfil dos pacientes internados levantam essa suspeita entre as autoridades de saúde.

O Sesa enviou no total 16 amostras de pacientes com Covid-19 leve, moderada e grave para análise do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, órgão vinculado à USP (Universidade de São Paulo). Essas amostras foram colhidas em cinco pacientes que estavam no Hospital da Solidariedade (hospital de campanha), cinco no Pronto-Socorro do Melhado e dois na UPA da Vila Xavier (polo de triagem).

A nova cepa, já registrada em alguns países do mundo e em cidades brasileiras, significa que o coronavírus passou por mutações e alterações em seu material genético conforme foi sendo transmitido de pessoa para pessoa.

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas