A Prefeitura está lançando em Araraquara o programa “Ação e Zeladoria nos Bairros”, que visa a realização de diversos serviços públicos pela cidade envolvendo secretarias municipais e instituições parceiras do setor privado. O projeto é organizado pela Secretaria Municipal de Articulação e Participação Popular.
Sob o lema “A Prefeitura e você zelando pelo seu bairro”, o programa teve início esta semana, no bairro Maria Luiza, com as primeiras ações das secretarias de Obras e Serviços Públicos, de Meio Ambiente, e de Trânsito e Transportes.
Nos próximos dias 27, 28 e 29 de maio, a partir das 8h, serão disponibilizados serviços também nas dependências do Posto de Saúde e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Maria Luiza.
Especialmente no dia 29 (sexta-feira), às 16h, será inaugurado oficialmente o programa Ação e Zeladoria nos Bairros, com a entrega do calçamento do espaço de lazer Jose Kina, que corta o bairro por 21 quadras. Já às 18h do mesmo dia, será entregue a área de lazer Marlene da Silva Fernandes Ventriglia.
Na oportunidade, também será realizado um torneio esportivo na área de lazer, entre às 16h30 e 18h, e haverá o plantio de uma árvore para simbolizar a execução do programa no bairro.
O foco principal da ação tem base em indicadores de vulnerabilidade que demandam serviços públicos e sociais na cidade. Mutirões de limpeza anti dengue, limpeza e posterior manutenção de ruas, calçadas e praças, incluindo a iluminação pública, são algumas das ações propostas.
Cronograma
No mesmo programa também constam atividades culturais e de esportes e lazer; atuação com idosos e mulheres, plantio de mudas de árvores, oficinas de hortas comunitárias; serviços sobre saúde, emprego, recadastramento de famílias e pessoas portadoras de deficiência; além de debates sobre preconceito e racismo, entre outros temas que envolvem direitos humanos.
Com as ações, a Prefeitura objetiva atender as necessidades de zeladorias nos bairros, levar a população serviços e informações que atendam as necessidades identificadas, além de ouvir e procurar atender as demandas prioritárias.
Outra meta do programa é sensibilizar a população dos bairros sobre a necessidade de manter as vias e praças públicas livres do mato e da sujeira, de acordo com a responsabilidade e ações de vigilância de cada um dos moradores.