A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, lança nesta terça-feira (5), o programa Territórios em Rede. A atividade ocorree às 9h no Centro de Convivência da Criança e Adolescente Nossa Senhora das Mercês.
O programa tem como foco a articulação e o fortalecimento da rede intersetorial de proteção social atuante em seis territórios prioritários, caracterizados pela alta vulnerabilidade social. Os territórios compreendem as regiões do Jardim Cruzeiro do Sul, São Rafael, Cecap / Iguatemi (Oitis), Hortênsias, Parque São Paulo e Valle Verde, que juntos abrangem mais de 75 mil pessoas.
O principal objetivo do Territórios em Rede é fortalecer os equipamentos públicos locais para a articulação das políticas públicas nas regiões atendidas, a fim de garantir a proteção integral às famílias.
"O Territórios em Rede enfatiza a importância da intersetorialidade no atendimento à população e, sob esta perspectiva, a grande importância do programa é a ação articulada de todos os setores da sociedade, potencializando os recursos e ampliando o atendimento à comunidade", explica a gerente responsável, Celina Garrido.
O programa envolve a mobilização do poder público e da sociedade civil, junção de diferentes políticas públicas, capacitação e ações locais, tendo como articuladores os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) em parceria com os equipamentos públicos de Educação e Saúde localizados nos territórios de abrangência.