A prefeitura de Araraquara dará início nesta quarta-feira (25) ao projeto Rede de Solidariedade, para atender as necessidades de pessoas idosas, doentes crônicos e pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia do Covid-19.
Pessoas que quiserem ajudar, ou que estão precisando de ajuda, e também as que quiserem fazer trabalho voluntário, doação de produtos de limpeza e alimentos, devem entrar em contato através do número 0800 773 1145. Equipes da Prefeitura irão atende-las e farão um cadastro dessas pessoas, os cruzamentos dos dados e os encaminhamentos necessários.
Jacqueline Barbosa, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, relata que a partir dos cadastros as equipes da Rede de Solidariedade vão articular as ações.
“Se um idoso da Vila Xavier nos ligar dizendo que precisa de ajuda, vamos acionar uma pessoa cadastrada que está próxima desse idoso e que se ofereceu para ajudar. Além disso, quem quiser doar alimentos não perecíveis ou materiais de higiene pessoal ou de limpeza, que são os itens de maior necessidade neste momento, também será orientado sobre como proceder através das equipes do 0800” explica Jacqueline. “Queremos interligar as pessoas através desse telefone e despertar a solidariedade, para que todos se apoiem nesse momento de crise”, acrescenta a secretária.