A Secretaria Municipal de Obras Públicas, por meio de empresa contratada por licitação, está preparando duas salas no Complexo Aquático Governador Lucas Nogueira Garcez, na Fonte Luminosa, para depósito técnico e exposição do acervo do esportista Paschoal Gonçalves da Rocha. O acervo foi doado ao Município pela família do esportista, falecido em 20 de novembro de 2014.
“Em vida, Paschoal preservou a memória da cidade em milhares de fotografias das conquistas esportivas, dos clubes sociais e dos araraquarenses. Ele sempre manifestou o desejo de doar o acervo para o Município preservar e divulgar para as futuras gerações”, disse o prefeito Marcelo Barbieri.
De acordo com o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, no projeto de reformas das salas constam a troca de piso, revisão elétrica, hidráulica, instalação de portas e pintura geral. “Nossa previsão é deixar as salas prontas até o final de agosto, mês de aniversário da cidade”, projeta Valter.
Acervo
A Sala Reminiscências Esportivas foi inaugurada em 25 de maio de 1980, na Rua 13 de Maio, Vila Xavier, fundos da residência do funcionário público do DER Paschoal Gonçalves da Rocha.
Desde o começo, o saudoso comerciante Vicente MIchetti e o jornalista Wilson Silveira Luiz apoiaram a iniciativa do Paschoal em colecionar fotos de eventos esportivos e sociais.
Ao longo dos anos, Paschoal teve o apoio incondicional dos fotógrafos da cidade, inclusive criou o duelo futebolístico entre padres e fotógrafos, que ocorre tradicionalmente em agosto.
A festa anual do acervo, que reúne craques do passado e do presente da Associação Ferroviária de Esporte e atletas locais de todas as modalidades, foi outra marca das realizações do Paschoal, que não media esforços para promover a confraternização.
Em breve, o legado de mais de 40 mil fotos, troféus, flâmulas, vídeos, livros estará novamente à disposição do público.