O prefeito Marcelo Barbieri sancionou a lei que dispõe sobre as condições que autorizam o porte de arma pelos guardas civis municipais de Araraquara, bem como sobre a criação da Ouvidoria Municipal.
Com a sanção, o porte de arma letal será concedido ao guarda civil municipal que preencher uma série de condições, como ser aprovado em teste de capacidade psicológica, em exame toxicológico, em investigação social, e no curso de formação e requalificação profissional.
De acordo com o prefeito, a sanção da lei significa o amadurecimento da Guarda Civil Municipal, que superou adversidades e se fortaleceu, mostrando-se apta a dar novos passos. “A Guarda Municipal é um orgulho. O debate sobre o armamento da corporação foi longo e democrático e será realizado rigorosamente dentro da lei”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Chediek, ressaltou o amplo debate sobre o armamento realizado no Legislativo. “Neste governo temos abertura democrática para discutir os projetos e apresentar melhorias”, disse o vereador que lembrou ainda a participação de diversas instituições como as policiais Civil e Militar, Unesp e Ministério Público, entre outras, na discussão sobre o armamento.
Para o secretário da Pasta, Nino Mengatti, este é um “momento histórico”. “Temos novos desafios, novas prerrogativas e parâmetros com o armamento da GM, mas os avanços da corporação nos últimos anos foram muitos”, salientou.
O coordenador da GM, Marcos Roberto da Silva, disse que a “Guarda Municipal será parceira das policias Militar e Civil, fortalecendo o trabalho contra a violência”.
A Prefeitura visa firmar convênios com a Polícia Federal e Polícia Civil para o oferecimento de treinamento aos guardas municipais. Além disso, todo o efetivo passará por avaliação psicológica e testes para identificação de quem está apto a portar arma durante o exercício da profissão.
Para os futuros guardas municipais, o ingresso por meio de concurso público contará com novas fases, além do exame teórico, será feita avaliação física, psicológica e investigação social.