Nesta segunda-feira, 30 de novembro, foi anunciado o resultado final do Prêmio São Paulo de Literatura 2015. A premiação escolheu os melhores romances em língua portuguesa de todo o país, em evento realizado na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL). Estevão Azevedo ganhou na categoria Melhor Livro de Romance do Ano com “Tempo de Espalhar Pedras” (Cosas Naify). Micheliny Verunschk venceu com “Nossa Teresa – Vida e Morte de uma Santa Suicida” (Patuá) na categoria Melhor Livro de Romance do Ano – Autor Estreante com mais de 40 anos. Débora Ferraz ganhou na categoria Melhor Livro de Romance do Ano – Autor Estreante com menos de 40 anos, com “Enquanto Deus Não Está Olhando” (Record).
Estevão Azevedo nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, e atualmente vive na cidade de São Paulo. Formado em jornalismo e letras, é editor e escritor. Publicou os livros de contos, “O Terceiro Dia” (2004) e “O som do nada acontecendo” (2005), pelo coletivo Edições K. Seu primeiro romance “Nunca o Nome do Menino” (Terceiro Nome, 2008) foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2009. Tem contos publicados em revistas e na antologia de escritores brasileiros “Popcorn unterm Zuckerhut – Junge brasilianische Literatur”, lançada em 2013 na Alemanha.
Micheliny Verunschk nasceu em Recife, Pernambuco, em 1972. Estreia no gênero romance com “Nossa Teresa – Vida e Morte de uma Santa Suicida“, projeto que contou com patrocínio da Petrobras Cultural. Também é autora dos livros “Geografia Íntima do Deserto“ (Landy, 2003), “O Observador e o Nada” (Edições Bagaço, 2003) e “A cartografia da Noite“ (Lumme Editor, 2010). Foi finalista, em 2004, do prêmio Portugal Telecom com “Geografia Íntima do Deserto“. É doutoranda em Comunicação e Semiótica e mestre em Literatura e Crítica Literária, ambos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.
Débora Laís Ferraz dos Santos nasceu em 1987, em Serra Talhada, Pernambuco. Mudou-se em 2001 para João Pessoa, onde formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Escreveu seu primeiro livro, “Os anjos”, em 2003. O conto “O Filhote de Terremoto” foi finalista do Prêmio SESC de Contos Machado de Assis de 2012, e adaptado para o cinema no curta-metragem “Catástrofe” (2012). A escritora venceu o Prêmio Sesc de Literatura de 2014 na categoria romance com “Enquanto Deus não está olhando”.
Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e focado em romances, o Prêmio é o maior do País em valor. São R$ 400 mil no total, sendo R$ 200 mil para o vencedor na categoria Melhor Livro de Romance do Ano e 100 mil para cada vencedor da categoria Melhor Livro de Romance do Ano – Autor Estreante, um com mais de quarenta anos e outro com até quarenta anos.
Na edição 2014 do Prêmio, venceram Ana Luisa Escorel, com “Anel de Vidro” (Melhor Livro do Ano), Verônica Stigger, autora de “Opisanie Swiata” (Autor Estreante +40) e Marcos Peres, com “O Evangelho Segundo Hitler” (Autor Estreante -40). Grandes nomes da literatura nacional já venceram outras edições do Prêmio, tais como Cristóvão Tezza (O Filho Eterno), Ronaldo Correia de Brito (Galiéia), Raimundo Carrero (Minha Alma é Irmã de Deus), Tatiana Salem Levy (A Chave de Casa), Rubens Figueiredo (Passageiro do Fim do Dia), Daniel Galera (Barba Ensopada de Sangue) e Bartolomeu Campos de Queirós in memoriam (Vermelho Amargo).