InícioCultura+CulturaProgramação em Araraquara integra 21ª Semana Nacional dos Museus

Programação em Araraquara integra 21ª Semana Nacional dos Museus

Programação apresenta o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar", atividades celebram o Dia Internacional dos Museus (18 de maio)

A programação da 21ª Semana Nacional dos Museus começa nesta segunda-feira (15) em Araraquara, e segue até o final de semana, sábado (20). O tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” é a escolha do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) nesta edição, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A programação é alusiva ao Dia Internacional do Museu, celebrado no dia 18 de maio.

A Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico lembra que essa temporada propõe refletir sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social, além de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, assim como aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

De acordo com o Ibram, o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade e apoia três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

O tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” lembra que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental. Os museus ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreender a questão climática e amplificar a voz dos povos originários tornando-se, assim, importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de “bem-viver”.

Programação – A Semana Nacional dos Museus tem início hoje com o “museu aberto” para a exposição “Ocupação Mestre Jorge”, que apresenta obras do artista distribuídas pelas salas do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, na Praça Pedro de Toledo. São 23 obras distribuídas por todas as salas do museu, além de uma saleta especialmente dedicada às suas esculturas. O horário para visitação é das 9h às 17 horas, sendo recomendada a entrada até às 16h30 a fim de visitar todos os espaços.

Também, a programação da 21ª Semana Nacional dos Museus apresenta dois encontros virtuais, além de um Encontro de Brechós, na Praça do Museu Voluntários da Pátria – a Praça Pedro de Toledo.

Os encontros virtuais, realizados no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube (youtube.com/@prefsararaquara) com mediação do coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, trazem os temas: “Patrimônios e sustentabilidade” com a participação da arquiteta urbanista, especialista em Políticas Públicas, Dra. Ana Paula Lepori (dia 17h, às 19h); e “Cultura, Patrimônio e Bem-Estar”, com a psicanalista clínica e Doutora em Ciências Sociais, Maria Teresa Manfredo (dia 18, às 19h).

Ainda, no entorno do museu localizado na Praça Pedro de Toledo, no dia 20 (sábado), das 10h às 18 horas, acontece o encerramento da Semana, com o Encontro de Brechós realizado pelo Coletivo Quem Garimpa Acha, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio da Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária. Além dos diversos brechós participantes, a gastronomia e o artesanato também compõem a programação do encontro. Esta programação de encerramento terá o alto astral dos shows de: Bonde das Batukeras (14 horas) e Baile do Limão (17 horas).

O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria está localizado na Praça Pedro de Toledo, s/nº, na altura do cruzamento da Rua Carlos Gomes com Avenida Duque de Caxias, na região central.

SERVIÇO:

21ª Semana Nacional dos Museus

Período: 15 a 20 de maio

– Atividades:

  • De 15 a 20/05 (segunda a sábado)

Museu Aberto – Exposição “Ocupação Mestre Jorge”

Local: Museu Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº – cruzamento da Rua Carlos Gomes com Avenida Duque de Caxias – Centro)

Horário de visitação: das 9h às 17 horas

  • Quarta-feira (17/05)

– 19h às 20h30: Palestra “Patrimônios e sustentabilidade” – bate-papo com Weber Fonseca (Coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico) e Dra. Ana Paula Lepori (Arquiteta urbanista, especialista em Políticas Públicas)

Local: https://www.youtube.com/@prefsararaquara

  • Quinta-feira (18/05)

– 19h às 20h30: Palestra “Cultura, Patrimônio e Bem-Estar” – bate-papo com Weber Fonseca (Coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico) e Maria Teresa Manfredo (Psicanalista Clínica e Doutora em Ciências Sociais)

Local: https://www.youtube.com/@prefsararaquara

  • Sábado (20/05)

– 10h às 18h: Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha” + shows musicais com: Bonde das Batukeras (14h) e Baile do Lima (17h)

Local: Praça Pedro de Toledo, s/nº – Centro

Grátis

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas