Esta semana verá a definição dos confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores, com destaque para os duelos entre brasileiros, a luta do Corinthians pela sobrevivência e o superclássico argentino entre River Plate e Boca Juniors.
A quarta-feira promete grandes emoções para a Raposa, o Tricolor paulista, o Colorado e o Galo, que brigam por duas vagas nas quartas de final da competição continental.
No Mineirão, o Cruzeiro buscará dar o troco sobre o São Paulo, que venceu no Morumbi por 1 a 0, enquanto o Internacional tem tudo para garantir uma vaga nas oitavas em Porto Alegre, já que empatou em 2 a 2 com o Atlético no estádio Independência, em Belo Horizonte, na semana passada.
Surpreendentemente, o brasileiro com mais chances de eliminação é o Corinthians, uma das equipes de melhor campanha na fase de grupos, mas que foi duramente derrotada pelo Guaraní no Paraguai (2-0) e terá que mostrar sua força no Itaquerão se quiser seguir vivo na competição continental.
O Timão, porém, não poderá contar com o atacante Emerson Sheik, um dos principais jogadores do elenco, suspenso pela Conmebol por três partidas por uma suposta agressão a Rodrigo Toloi no duelo contra o São Paulo, ainda pela última rodada da fase de grupos.
Além dos três duelos envolvendo brasileiros, outras quatro partidas serão disputadas entre terça e quinta-feira pelas oitavas da Libertadores, que verá a definição do emocionante confronto entre River Plate e Boca Juniors, eternos rivais de Buenos Aires que brigam pela classificação. Na partida de ida, jogando em casa, o River levou a melhor e venceu por 1 a 0.
Os ‘Milionários’, que já eliminaram o Boca nas semifinais da Copa Sul-Americana de 2014, venceram na última quinta-feira no estádio Monumental com um gol de pênalti convertido pelo uruguaio Carlos Sánchez. Com isso, os ‘xeneizes’ terão que dar o troco e contarão com sua fanática torcida, que lotará o mítico estádio La Bombonera para apoiar o Boca.
Também na quinta-feira, no estádio Cilindro de Avellaneda, o Racing argentino tentará passar pelo incômodo Wanderers uruguaio para se manter na busca pelo título da Libertadores, que não conquista desde 1967.
Na ida, em Montevidéu, o Racing escapou com um empate em 1 a 1, numa partida em que os uruguaios jogaram melhor e mereciam a vitória.
As oitavas de final serão concluídas na quinta-feira no estádio Atanasio Girardot de Medellín, onde o Atlético Nacional, da Colômbia, precisa devolver a derrota sofrida por 2 a 0 para o Emelec no Equador.
Também na Colômbia, mas na terça-feira, o Estudiantes de La Plata, quatro vezes campeão da Libertadores, visitará o Independiente Santa Fé. Na partida de ida, na Argentina, o Estudiantes venceu por 2 a 1, mas não poderá relaxar, já que uma vitória pelo placar mínimo dará a classificação aos colombianos.
O mexicano Tigres, do atacante brasileiro Rafael Sóbis, é o único time que já garantiu classificação às oitavas, após eliminar o Universitario de Sucre, da Bolívia (1-1, 2-1).
Partidas de volta das oitavas de final da Copa Libertadores:
Terça-feira, 5 de maio:
• Em Monterrey: TIGRES (MEX) – Universitario de Sucre (BOL) 1-1 (2-1)
• Em Bogotá: Santa Fé (COL) – Estudiantes (ARG) (1-2)
Quarta-feira:
• Em Belo Horizonte: Cruzeiro (BRA) – São Paulo (BRA) (0-1)
• Em São Paulo: Corinthians (BRA) – Guaraní (PAR) (0-2)
• Em Porto Alegre: Internacional (BRA) – Atlético Mineiro (BRA) (2-2)
Quinta-feira:
• Em Buenos Aires: Racing (ARG) – Wanderers (URU) (1-1)
• Em Buenos Aires: Boca Juniors (ARG) – River Plate (ARG) (0-1)
• Em Medellín: Atlético Nacional (COL) – Emelec (ECU) (0-2)