Entre maio e junho, a inadimplência em Araraquara teve uma variação de apenas 0,1%, apresentando sinais de estabilização. O levantamento, feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), tem como base os dados da Boa Vista SCPC, que considera os registros de novas dívidas vencidas e não pagas.
Na comparação com o mesmo período de 2016, houve aumento de 3,3%. “Essa elevação anual indica um crescimento do consumo em relação ao ano passado. Também tem relação com as compras feitas nas datas comemorativas de abril e maio, quando alguns consumidores optaram por presentear e acabaram não conseguindo honrar todos os pagamentos. Porém, o aumento mínimo da inadimplência entre maio e junho deste ano mostra uma melhora do perfil do consumidor da cidade”, afirma a economista do Sincomercio, Délis Magalhães.
A capacidade do consumidor de pagar as dívidas em atraso também melhorou. O índice de recuperação de crédito continua em alta no município, com um aumento de 1,2% entre maio e junho e de 30,5% na comparação anual. O indicador é elaborado a partir das exclusões de registros na base de dados da Boa Vista SCPC.