A Rumo Logística inaugurou na manhã desta sexta-feira (1º) três postos de abastecimento de trens no Pátio de Tutoia, região do novo contorno ferroviário de Araraquara. O investimento, de R$ 140 milhões, é o maior feito pela Rumo em infraestrutura ferroviária no estado de São Paulo.
O prefeito Edinho, o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, outros secretários e autoridades do município e da região participaram do evento, que contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB).
Os três postos inaugurados fazem parte do maior complexo de abastecimento da Rumo e serão responsáveis por atender a operação de trens na Malha Paulista e na Operação Norte como um todo.
A infraestrutura tem capacidade para realizar o atendimento simultâneo de até quatro trens ou 14 locomotivas, sem a necessidade de manobras. As obras para a implantação desse projeto geraram 370 postos de trabalho diretos e indiretos, sendo 200 nas obras ferroviárias e 170 nas obras nos postos.
Os novos postos de abastecimento fazem parte das contrapartidas previstas para Araraquara no caderno de obrigações da renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista (que venceria em 2028 e foi renovada por 30 anos).
Segundo a empresa, a nova estrutura de abastecimento representa um ganho de 144% na capacidade de armazenamento de diesel, trazendo mais previsibilidade para a operação. O trajeto entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos, que atualmente é de 84 horas, será reduzido em 1 hora e 24 minutos.
O vice-governador Rodrigo Garcia parabenizou a Rumo e a cidade de Araraquara pelo investimento. “É uma grande alegria estar aqui neste evento trazendo um abraço do governador João Doria e cumprimentando todos que trabalharam nas obras e estão agora prestando serviços. Vamos voltar aqui para a inauguração da oficina”, declarou.
Rodrigo Garcia anunciou que, em breve, serão retomados os trens de passageiros intermunicipais, começando pelo trajeto entre São Paulo e Campinas. “Vamos fazer a licitação do trem intermunicipal em 2022. Isso irá mudar toda a ocupação urbana da região metropolitana de São Paulo”, explicou o vice-governador.
O presidente da Rumo Logística, Beto Abreu, destacou que a inauguração tem o objetivo de “tirar o gargalo do processo de abastecimento” das locomotivas que vão em direção ao Porto de Santos.
“É um investimento muito importante para a cidade. O próximo passo é concluir a oficina de manutenção. À medida que esses investimentos são feitos, nós tiramos toda essa circulação de trens que passam dentro do município e trazemos aqui para o contorno ferroviário”, disse Beto Abreu.
Tutoia
Os três postos e a remodelação do pátio de Tutóia, por meio da construção e ampliação de linhas, foram projetados para atender o abastecimento e cruzamento do novo modelo de trem de 120 vagões, além de composições maiores que começam a ser testadas nesta operação, com cerca de 134 vagões e 2.450 metros.
Com a infraestrutura, todo o processo de abastecimento que ocorre no estado de São Paulo passa a ser feito no pátio de Tutóia, em área mais afastada do centro de Araraquara. O pátio passa a contar com dois tanques de diesel, para armazenagem de 600 mil litros cada; dois tanques de lubrificante com capacidade para 30 mil litros cada; duas plataformas de descarga para caminhão tanque e uma plataforma de descarga para vagão tanque.
Já com relação aos três postos, o grande diferencial está na capacidade de atendimento simultâneo com 1 mil litros por minuto em cada bico de abastecimento. O primeiro posto poderá atender até 10 locomotivas, já o segundo e terceiro podem receber até duas ao mesmo tempo.
A capacidade da infraestrutura inaugurada é quatro vezes maior do que a em vigor nos postos de São José do Rio Preto e Araraquara. Com isso, o tempo de abastecimento será de 20 minutos, eliminando a necessidade de manobras e representando um ganho de eficiência ferroviária.
Com a ampliação e adequação do pátio de Tutóia, tornou-se possível direcionar a maior parte dos trens no sentido importação para fora da cidade. Isso já acontecia no sentido exportação desde 2014, com a conclusão parcial do contorno ferroviário no município. A Rumo seguirá atuando com circulação de trens em Araraquara, mas com volume menor que o de costume. A migração definitiva para fora da área urbana está prevista para ocorrer até 2026.
Malha Paulista
A renovação do contrato da Malha Paulista inclui contrapartidas que somam investimentos de R$ 6 bilhões. Além do aumento da capacidade de transporte, há obras em 68 municípios do estado.
Os quase 2 mil quilômetros da Malha Paulista conectam Santos a Santa Fé do Sul, na fronteira com o Mato Grosso do Sul. Junto com a Malha Norte, que liga Aparecida do Taboado (MS) a Rondonópolis (MT), ela forma o principal corredor de exportação do agronegócio brasileiro, permitindo o escoamento da produção mato-grossense até o principal porto do País.
Com as obras previstas, haverá uma expansão de capacidade de movimentação de cargas de 35 milhões para 75 milhões de toneladas por ano — mais que o dobro. Em termos de produtos, a Malha Paulista já é a ferrovia mais diversificada do País. Além de soja, farelo de soja, milho e açúcar, circulam pela Paulista combustíveis, fertilizantes, celulose, minérios e contêineres.