InícioNotíciasGeralSábado é Dia D de vacinação contra a Poliomielite

Sábado é Dia D de vacinação contra a Poliomielite

Todas as unidades básicas de saúde funcionarão das 8h às 17h em Araraquara

 

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, realiza, neste sábado (15), o “Dia D” da Campanha Nacional Contra Poliomielite (paralisia infantil) e Multivacinação. A vacinação é destinada a crianças entre seis meses e menores de cinco anos.

Neste sábado, todas as unidades básicas de saúde, Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), e dois postos volantes, que serão montados no Shopping Jaraguá e no C.E.R Rosa Honorina Comeli Lia, funcionarão das 8h às 17h. 

A população total a ser vacinada contabiliza 11.007 crianças. Os pais ou responsáveis poderão atualizar as cadernetas de controle. De segunda a sexta-feira, a imunização contra as duas doenças ocorre nas unidades da rede básica de saúde, das 8h às 16h30.

A intenção da Vigilância Epidemiológica é imunizar 95% do público-alvo, ou seja, 10.456 crianças. É importante que os pais ou responsáveis levem as cadernetas com os registros anteriores para que os profissionais da saúde possam conferir se há vacinas pendentes.

A vacina é segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A vacina também é recomendada para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, é necessário que os pais ou responsáveis consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

O CER “Rosa Honoria Comeli Lia” está localizado na Avenida Luiz Dosualdo, número 170, no Jardim Imperador. O Shopping Jaraguá fica na Av. Alberto Benassi, 2.270, no Jardim dos Manacás.

 

Pólio

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então, não houve novos casos registrados e, em 1994, o País recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Por isso é fundamental a continuidade das campanhas de vacinação, porque evita a reintrodução da doença no país, enfatiza a Vigilância Epidemiológica.

 

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas