InícioNotíciasGeralSala para abrigar acervo de Paschoal Gonçalves da Rocha segue em obras

Sala para abrigar acervo de Paschoal Gonçalves da Rocha segue em obras

Reformas envolvem troca de pisos, remodelação nas paredes, revisão elétrica e hidráulica

O prefeito Marcelo Barbieri vistoriou na quinta-feira (25) as reformas das salas que abrigarão o acervo de Paschoal Gonçalves da Rocha, no Complexo Aquático Governador Lucas Nogueira Garcez, na Fonte Luminosa. O acervo foi doado ao Município pela família do esportista falecido em 20 de novembro de 2014.

“Além de concretizar o sonho do Paschoal Gonçalves da Rocha em preservar o acervo para as futuras gerações, nós também estamos resgatando as grandes conquistas esportivas do esporte amador e profissional e as histórias dos nossos clubes sociais. O acervo trará mais vida para a Fonte Luminosa”, afirmou o prefeito.

Na pauta do projeto elaborado pelo engenheiro Claudemir Luchiari, da Secretaria de Obras Públicas, constam troca de pisos, remodelação nas paredes, revisão elétrica e hidráulica. A obra é uma indicação dos vereadores Elias Chediek e Jair Martineli.

Para o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, a obra de reforma para ao acervo do Paschoal é um trabalho simples, mas carregado de sentimentos. “Na prática vamos melhorar duas salas ao lado dos vestiários das piscinas. Agora, o mais importante é satisfação de disponibilizar o rico acervo do Paschoal novamente à população”, contou Valter.

Uma comissão de instalação da Sala Reminiscências Esportivas foi nomeada pelo prefeito com os representantes da Secretaria de Cultura, Renato Haddad e Virginia Carolina de Gobbi, da Pasta de Esporte e Lazer, Pedro Vono, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Alessandra Lima, e da Comunicação, Benedito Reginaldo Viviani.

Acervo

A Sala Reminiscências Esportivas foi inaugurada em 25 de maio de 1980 na Rua 13 de Maio, na Vila Xavier, fundos da residência do funcionário público do DER Paschoal Gonçalves da Rocha.

Desde o começo, o saudoso comerciante Vicente Michetti e o jornalista Wilson Silveira Luiz apoiaram a iniciativa do Paschoal em colecionar fotos de eventos esportivos e sociais.

Ao longo dos anos, Paschoal teve o apoio incondicional dos fotógrafos da cidade, inclusive criou o duelo futebolístico entre padres e fotógrafos, que ocorre tradicionalmente em agosto.

A festa anual do acervo reunindo craques do passado e do presente da Associação Ferroviária de Esporte e atletas locais de todas as modalidades foi outra marca das realizações do Paschoal que não media esforços para promover a confraternização.

Em breve, o legado de mais de 40 mil fotos, troféus, flâmulas, vídeos, livros estará novamente à disposição do público.

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas