O Brasil enfrenta o Paraguai neste sábado, dia 27, às 18h30, no Estádio Municipal de Concepción, pelas quartas de final da Copa América. Líder do Grupo C com seis pontos, os brasileiros tentam superar o invicto Paraguai (vice-líder do Grupo B com cinco pontos), na reedição do confronto de 2011, quando a partida terminou empatada sem gols e foi decidida em prol do Paraguai nas penalidades máximas.
Sem poder contar com Neymar desde a vitória por 2 a 1 diante da Venezuela, o técnico Dunga terá todo plantel à sua disposição. A tendência é de que o comandante siga com Robinho ocupando a vaga deixada pelo camisa 10, com Firmino sendo titular no ataque.
Segundo o meia Willian, o Brasil precisa apostar na sua alegria para seguir no torneio. “Adversário chato é aquele que é competitivo. Adversário que briga o tempo todo, os 90 minutos. Sabemos bem como é jogar com esses adversários. Na última Copa América, a Seleção foi eliminada pelo Paraguai. Espero que dessa vez possa ser diferente. Que a gente consiga fazer o nosso jogo, o jogo da Seleção, a maneira como a Seleção gosta de jogar. Com alegria e com responsabilidade que a gente consiga eliminar esse adversário chato”, contou.
Dentro de campo, o técnico do Paraguai Ramon Diaz prepara muita marcação para enfrentar a Seleção Brasileira. A primeira linha de quatro jogadores está definida com Marcos Cáceres, Paulo da Silva, Aguillar e Píris. No meio de campo, o comandante ainda tem dúvidas. Victor Cáceres deve iniciar a partida, mas seu companheiro pode ser Ortigoza ou Aranda. Mais a frente, Martínez e Romero disputam vaga com Gonzales e Benitez. No ataque, o experiente Roque Santa Cruz treinou entre os titulares, mas ainda não sabe se seu parceiro será Lucas Barrios ou Haedo Valdez.
Em entrevista à imprensa do país, o presidente da Associação Paraguaia de Futebol (APF), Alejandro Dominguez destacou a força de seu país e a importância deste jogo contra o Brasil. “O elenco está muito fortalecido pelos resultados na primeira fase. O time está muito sólido moralmente e convencido de que pode conseguir o objetivo. O primeiro passo foi dado, e eu pessoalmente, talvez seja algo de toda seleção, gostei e estou muito feliz de pegar o Brasil como rival. É a partida mais importante do continente, e eu gosto de sempre pegar o mais difícil. Já enfrentamos Uruguai, Argentina e agora será a vez do Brasil. Gosto disso. Para ser campeão temos que pegar todos eles. Faltam três partidas e não podemos escolher rivais”, finalizou em áudio da 970AM, do Paraguai.
FICHA TÉCNICA
BRASIL x PARAGUAI
Local: Estádio Municipal Ester Roa Rebolledo, em Concepición;
Data: sábado, 27, às 18h30.
Árbitro: Andrés Cunha (URU);
Assistentes: Mauricio Espinosa (URU) e Carlos Pastorino (URU);
BRASIL: Jefferson; Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Felipe Luís; Fernandinho, Elias, Philippe Coutinho, Willian e Robinho; Firmino. Técnico: Dunga.
PÁRAGUAI: Villar, Marcos Cáceres, Paulo da Silva, Aguillar e Píris; Victor Cáceres, Aranda (Ortigoza), Martínez (Gonzales) e Romero (Benitez); Barrios (Haedo Valdez) e Santa Cruz. Técnico: Ramon Diaz.