O título do Brasileirão Feminino 2017 ainda não foi decidido, mas uma coisa é certa: a taça ficará no Estado de São Paulo. No último fim de semana, Santos e Corinthians venceram seus confrontos pela fase semifinal da competição e conquistaram uma vaga na final. É a terceira vez em cinco anos que a decisão do campeonato nacional é definida entre times do futebol paulista.
Em 2013, o título foi disputado entre São José e Centro Olímpico, que levou a melhor e comemorou a conquista. Dois anos mais tarde, em 2015, novamente o São José chegou a uma decisão, mas foi o Rio Preto quem faturou o título. Nos outros anos, mesmo que sem um confronto paulista na final, havia um representante do estado na decisão: em 2014 a Ferroviária superou o Kindermann-SC para conquistar o título, enquanto em 2016 o Rio Preto ficou com o vice-campeonato após enfrentar o Flamengo-RJ na final.
Para chegar à decisão de 2017, o Santos conquistou uma nova vitória sobre o Iranduba-AM, no último sábado (8), na Vila Belmiro. Após a virada no jogo de ida, o time do litoral paulista voltou a vencer, desta vez pelo placar de 3 a 2. A atacante Sole Jaimes, duas vezes, e a volante Brena balançaram as redes para as santistas, enquanto Djeni e Mari descontaram para as amazonenses.
Neste ponto, a decisão paulista já estava confirmada, já que Corinthians e Rio Preto disputariam a última vaga no domingo (9). Após a derrota por 2 a 1, fora de casa, o time alvinegro precisou de uma vitória simples na Arena Barueri para confirmar a classificação. Foi a zagueira Pardal quem anotou o único gol da partida.
O primeiro confronto entre Santos e Corinthians acontece nesta quinta-feira (13), às 18h30, na Vila Belmiro, em Santos. Já o jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira (19), às 16h30, na Arena Barueri.