Ferroviária e São José fazem parte de uma rivalidade que vem crescendo a cada competição do futebol feminino brasileiro por conta dos frequentes duelos decisivos em que as duas equipes se encontram. Os dois times, aliás, se preparam para fazer o jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paulista, após o jogo de ida terminar com o placar de 1 a 0 para as joseenses no último sábado na Arena Fonte Luminosa. O jogo de ida, no entanto, gerou um questionamento por parte do time de São José dos Campos, que estranhou a presença da zagueira afeana Géssica na partida.
Géssica foi convocada para substituir a lesionada Bruna Benites na disputa da Copa do Mundo e dos Jogos Pan-Americanos e, ao final dessas competições, retornou para o time de Araraquara. O motivo da dúvida está no projeto chamado de ‘seleção permanente’, que foi proposto no final do ano passado pelo técnico da seleção Oswaldo Alvarez, o Vadão, que conseguiu convencer a CBF a obrigar os times a liberarem de forma definitiva as jogadoras convocadas.
Entretanto, após o questionamento, a CBF explicou a situação em uma nota divulgada no blog ‘Jogando Juntos’, de São José dos Campos. “A Géssica não é da seleção permanente, não é contratada pela CBF. Ela é jogadora da Ferroviária de Araraquara e foi convocada para representar a Seleção Brasileira nas disputas da Copa do Mundo e dos Jogos Pan-Americanos. Na Copa, por exemplo, a Rafaela Travalão, jogadora do Boston Breakers, dos Estados Unidos, também foi convocada”, explicou.
As Guerreiras Grenás farão o jogo de volta contra o São José neste sábado, às 10 horas, no Estádio Martins Pereira, casa do adversário, e precisam vencer por mais de dois gols de diferença para avançar à semifinal do estadual.
JOGOS DE VOLTA
Sábado – 8 de agosto
São José x Ferroviária – 10h (1 a 0 no jogo de ida – o São José poderá perder por até um gol de diferença)
Audax x Taubaté – 18h (2 a 0 no jogo de ida – o Audax poderá perder por até dois gols de diferença)
Rio Preto x Santos – 15h (0 a 2 no jogo de ida – o Santos poderá perder por até um gol de diferença)
Domingo – 9 de agosto
São Paulo x XV de Piracicaba – 15h (1 a 2 no jogo de ida – o XV de Piracicaba terá a vantagem do empate)