Os bairros São Rafael e Jardim Indaiá recebem essa semana melhorias de infraestrutura, através do programa “Ação e zeladoria nos bairros”, organizado pela Secretaria Municipal de Articulação e Participação Popular, com apoio das demais secretarias do município.
Sob o tema “A Prefeitura e você zelando pelo seu bairro”, o programa tem como objetivo levar melhorias, por meio da atuação de várias secretarias, como a de Serviços Públicos, Meio Ambiente e Trânsito e Transportes, com limpeza das ruas e terrenos, operação tapa-buracos e a sinalização das vias.
Além disso, nos dias 26 e 27 de junho, na escola – EMEF Gilda Rocha de Mello e Souza, também serão oferecidas, aos moradores, atividades culturais e de esportes e lazer; atuação com idosos e mulheres, plantio de mudas de árvores, oficinas de hortas comunitárias; serviços sobre saúde, emprego, recadastramento de famílias e pessoas portadoras de deficiência; além de debates sobre preconceito e racismo, entre outros temas que envolvem direitos humanos.
Cronograma
A estratégia para a realização da segunda edição do “Ação e zeladoria nos bairros” foi pensada em conjunto com representantes de todos os setores da prefeitura, na última semana, em reunião no Paço Municipal. “Fizemos um balanço dos serviços prestados no Jardim Maria Luiza, onde trabalhamos no final do mês de maio, com resultados muito positivos. Agora, para o Jardim Indaiá e São Rafael, pensamos em levar ainda mais serviços e atividades, tudo conforme a demanda do local”, afirmou a secretária da Articulação, Marimar Guidorzi.
Para o secretário de Governo e de Esportes, Aluísio Braz, o Boi, o projeto foi muito bem aceito pela população do Maria Luiza. “A nossa intenção é aprimorarmos ainda mais e, assim, atender de forma efetiva o maior número de demandas possíveis nos demais bairros de Araraquara”. Segundo ele, “a população é parte deste projeto. Ela precisa contribui com a manutenção do seu bairro, após a realização dos serviços”.
De acordo com Marimar, outras atividades ainda serão confirmadas até o final da próxima semana. “Estamos finalizando os estudos para fecharmos as parcerias necessárias, voltadas exclusivamente para o São Rafael e Jardim Indaiá”, ressaltou. De acordo com ela, o foco principal da ação tem base em indicadores de vulnerabilidade que demandam serviços públicos e sociais na cidade.
Lançamento do programa
O lançamento do programa “Ação e Zeladoria”, aconteceu no dia 29 de maio, no bairro Jardim Maria Luiza. Serviços como tapa-buraco, poda de árvores, sinalização de trânsito foram realizados uma semana antes do lançamento.
Nos dias 27, 28 e 29, das 9h às 16 horas, os moradores do Maria Luiza tiveram disponíveis, além dos serviços de infraestrutura das vias públicas, orientações sobre o projeto Minha Casa, Minha Vida; cadastro habitacional, Cadastro Único; orientação sobre licenciamento ambiental e IPTU Verde; doação e cadastro para plantio de mudas; denúncias de depósito irregular de lixo e maus tratos a animais.
O mosquito Aedes aegypti também foi alvo do programa. A Secretaria da Saúde, através da Vigilância Ambiental, fizeram arrastões da dengue, bem como orientação de prevenção do mosquito. Já a Secretaria da Cultura, ofereceu aulas e oficinas de dança. Também são parceiros do projeto as Secretarias de Esportes, Agricultura, Defesa Civil, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Daae, Sebrae, Cebrac e Cartório.