InícioNotíciasGeralSaúde confirma duas mortes por dengue em Araraquara

Saúde confirma duas mortes por dengue em Araraquara

Município soma 7.300 casos confirmados da doença. Número de vítimas fatais ainda pode subir

 

A secretaria municipal da Saúde de acordo confirmou que duas pessoas morreram em Araraquara após contrair a dengue. As suspeitas foram confirmadas por meio de exames realizados no Instituto Adolfo Lutz. O número pode chegar a três nos próximos dias, pois ainda não foi confirmada a causa da morte da podóloga Jéssica Osório Muzelon, 37 anos, registrada no dia 29 de abril. Ela também havia sido diagnosticada com dengue.

Araraquara enfrenta a pior epidemia de dengue da história em número de casos. De janeiro a maio (primeira quinzena) foram registrados 7.300 casos clinicamente confirmados, número jamais registrado no município.

Nesta quarta-feira (13), pacientes diagnosticados com a doença começaram a ser atendidos no Posto Avançado de Atendimento de Dengue, instalado no Jardim Martinez, antigo hospital da cana. Para o local serão encaminhadas todas as pessoas que apresentarem os sintomas e receberem um primeiro atendimento em qualquer unidade da rede de saúde.

A Secretaria da Saúde também alugou emergencialmente um equipamento para a realização de hemograma para monitorar os pacientes. Com isso, a expectativa é desafogar o atendimento nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O Posto Avançado de Atendimento de Dengue funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e contará com equipe médica e de enfermagem.

 

Sudeste concentra casos no país 

Até o dia 18 de abril deste ano, foram registrados 745.957 casos de dengue no país. A incidência da doença chega a 367,8 casos para cada 100 mil habitantes. A Região Sudeste apresentou o maior número de casos notificados (489.636; 66,2%), seguida do Nordeste (97.591 casos; 11,5%), Centro-Oeste (85.340 casos; 12,4%), Sul (46.360 casos; 5,8%) e Norte (27.030 casos; 4,1%).

Dados da pasta mostram também que, até o dia 18 de abril, foram confirmados 229 óbitos em razão da doença. O número representa um aumento de 45% nas mortes provocadas pela dengue no país em comparação ao mesmo período de 2014, quando foram confirmados 158 óbitos. A Região Sudeste, novamente, concentra a maior parte dos óbitos (81,2%).

 

Notícias relacionadas

Mais lidas