InícioEsporte+EsportesSecretaria de Esporte promove palestra sobre efeitos fisiológicos em jovens atletas

Secretaria de Esporte promove palestra sobre efeitos fisiológicos em jovens atletas

Participaram monitores das Escolinhas de Esportes, técnicos das modalidades de competição e preparadores físicos

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer promoveu nessa segunda-feira (13) a palestra “Efeitos Fisiológicos no Treinamento Desportivo na Formação de Atletas Jovens”, com o professor-doutor José Mazon.

Monitores das Escolinhas de Esportes, técnicos das modalidades de competição e preparadores físicos participaram da palestra no auditório da secretaria no Ginásio de Esportes Castello Branco, o Gigantão.

Mazon alertou para os monitores e técnicos observarem a diferença entre a idade biológica e cronológica dos jovens, principalmente no período da idade escolar, pré-adolescência e adolescência.

“O desenvolvimento biológico difere de criança para criança e o professor deve identificar isso no grupo que ele trabalha”, alertou.

Ao final, Mazon destacou a luta dos professores para conquistar os jovens para a prática esportiva diante de tanta tecnologia do dia a dia como celulares, tablets e jogos eletrônicos. “A criança fica no Facebook, WhatsApp e vídeo game e, com isso, está havendo um desinteresse da prática esportiva. Cabe a nós professores enfrentar esta luta e estimular ao jovem a importância do exercício físico para a fase de crescimento”, completou Mazon.

Segundo a gerente das Escolinhas de Esportes, Célia Lima, os encontros de capacitação ocorrem às segundas-feiras e têm por objetivo fortalecer o projeto das Escolinhas de Esportes. E também integrar os monitores recém contratados, via concurso público, aos demais integrantes da pasta de Esporte e Lazer.
 

Aprendizado

A educadora física Noeme Pereira, que atua no atletismo nas Escolinhas de Esportes, destacou o aprendizado com José Mazon

“Um tema muito válido porque relembramos do conhecimento adquirido na faculdade. Uma palestra com um profissional competente, que nos transmitiu um conhecimento enriquecedor para o nosso trabalho”

O monitor de futebol Silmar Assis avaliou positivamente a palestra para o trabalho com crianças e adolescentes. “Acrescenta muito ao nosso projeto de trabalho com as crianças e também nas Escolinhas de Esporte, que atendem a faixa etária dos 6 aos 16 anos. Temos que trabalhar sempre da maneira mais correta”, opinou.

 

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas