Um balanço feito pelo Procon Araraquara sobre o número de atendimentos prestados a consumidores durante o ano de 2015, mostra que as empresas que operam serviços de telefonia fixa e móvel, além de banda larga e TV por assinatura, lideram o ranking de problemas apresentados nos serviços oferecidos.
Conforme o levantamento, as duas empresas que mais geraram atendimentos são do setor de telefonia. Juntas, somam 1.129 registros feitos por consumidores no ano passado.
Ainda em 2015, o Procon Araraquara computou 7.580 atendimentos a consumidores, por serviços e produtos que não funcionavam adequadamente. Desse total, 4.572 pessoas foram atendidas pelo órgão e realizadas 545 audiências no período.
Além das operadoras de telefonia, internet e TV paga, os atendimentos incluem usuários do sistema financeiro – bancos e seguradoras – e sites e lojas físicas que oferecem produtos eletrônicos eletrodomésticos, entre outros.
Perfil
No mesmo ranking, o Procon ainda constatou que, considerando o perfil dos consumidores com data de nascimento e sexo cadastrados no sistema, todas as faixas etárias, principalmente os com idades entre 21 e 69 anos, de ambos os sexos, enfrentam problemas similares com os serviços das empresas.
Segundo o coordenador do Procon Araraquara, Rodrigo Martins, os consumidores procuram o órgão “principalmente porque é comum os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) das empresas demorarem ou, às vezes, não solucionarem os problemas”.
A lista com todos os detalhes do ranking de 2015 do Procon está disponível na própria sede do órgão na cidade ou no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br).
Em Araraquara, o Procon funciona no andar térreo do Paço Municipal (localizado na Ruas São Bento, número 840, Centro), de segunda a sexta-feira, das 12h15 às 17h.