InícioCulturaSesc Araraquara realiza encontros literários

Sesc Araraquara realiza encontros literários

Mesa de abertura traz os escritores Ignácio de Loyola Brandão e Marina Colasanti

De 2 a 5 de outubro o Sesc Araraquara realiza a primeira edição do Autoria – Encontro entre escritores e leitores, projeto que busca promover um espaço para o encontro entre pessoas que gostam de ler, ouvir e contar histórias. A programação traz mesas de debates temáticas e recebe escritores dos mais diversos universos, além de uma oficina e ações nas escolas da rede municipal de ensino.

A abertura do evento está marcada para esta quarta-feira (2/10), às 20 horas. Na oportunidade, os amigos e escritores Ignácio de Loyola Brandão e Marina Colasanti, batem um papo entre si e com o público, mostrando “O que os escritores conversam entre si”.

Com o objetivo de apresentar a diversidade da literatura e sua presença como parte do nosso dia-a-dia, a programação é inteiramente gratuita. A retirada de ingressos para participar dos debates será no próprio dia, a partir das 11h e é limitada a 2 por pessoa.

 

Sobre o que os escritores conversam entre si

Em um encontro entre amigos, Ignácio de Loyola Brandão e Marina Colasanti conversam sobre as dificuldades e prazeres de vidas dedicas à literatura.

►Dia 2, quarta, 20h.

 

Biografando

Nádia Battella Gotlib e Tom Farias escreveram duas biografias sobre importantes mulheres brasileiras: respectivamente Tarsila do Amaral e Carolina Maria de Jesus. Neste encontro, apresentam detalhes sobre a construção de suas narrativas e sobre a impactante trajetória dessas mulheres no mundo das artes plásticas e da literatura.

Mediação da pesquisadora Elisangela Santos (CEFET/RJ).

►Dia 3, quinta, 19h.

 

Futebol e Literatura

Os jornalistas e escritores José Trajano e Xico Sá falam das suas carreiras escrevendo sobre futebol, passando pela crônica e pela ficção, apresentando um panorama desse esporte no país, a partir dos seus livros.

►Dia 3, quinta, 21h.

 

A escrita do romance

As escritoras Aline Bei e Micheliny Verunschk falam sobre o processo de narração como elaboração da dor em suas produções, com semelhanças e diferenças no modo como criam.

Mediação da professora e pesquisadora da Unesp/ FCLAr, Juliana Santini.

►Dia 4, sexta, 16h.

 

Democracia digital

O antropólogo Rafael Evangelista e o sociólogo Sergio Amadeu da Silveira lançam seus livros digitais pelas edições Sesc e conversam com o jornalista Matheus Pichonelli sobre o impacto das tecnologias digitais no nosso cotidiano e os riscos à democracia abertos com as possibilidades de controle, manipulação e vigilância dos cidadãos.

►Dia 4, sexta, 19h.

 

Escritas Queer

O escritor João Silvério Trevisan e a escritora Amara Moira conversam sobre suas produções, que abordam o Brasil de um ponto de vista LGBTQI+.

►Dia 4, sexta, 21h.

 

A atual cena do HQ no Brasil

Os quadrinistas Camilo Solano (O Fio do Vento, Semilunar) e Danilo Beyruth (Astronauta, Samurai Shirô) traçam um panorama do mercado de quadrinhos no Brasil, desde os avanços dos últimos anos, até os desafios atuais e suas potencialidades para o futuro. Com mediação de Daniel Lopes, do canal Pipoca & Nanquim.

►Dia 5, sábado, 13h.

 

A literatura fantástica no Brasil

Sob o olhar de André Vianco, um autor veterano, e Cecília Reis, uma autora iniciante, a conversa gira em torno dos desafios, as oportunidades e o panorama do cenário de literatura fantástica nacional, com mediação de Karin Volobuef, pesquisadora e professora da Unesp/ FCLAr.

►Dia 5, sábado, 16h.

 

Rap e literatura

A subversão pela palavra

Preta Rara e Ferréz transitam entre diversos mundos. Transversais em vários sentidos, aqui eles apresentam suas trajetórias e contam histórias que mostram o que é ser brasileiro e brasileira, a partir de um lugar marcado por desigualdades sociais.

►Dia 5, sábado, 19h.

 

Atividades Formativas

O Mundo no Black Power de Tayó

Kiusam de Oliveira, multi-artista e escritora, apresenta a contação de história de um de seus livros mais premiados: O Mundo no Black Power de Tayó, que tem como mote o empoderamento da criança negra.

►De 1 a 4/10

Ações em escolas

Parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Araraquara.

 

Poesia Contra Violência

O poeta Sergio Vaz percorre escolas públicas apresentando seu projeto Poesia Contra Violência. Buscando incentivar a leitura, recita poesias e bate um papo sobre literatura e a importância da escola, da cultura e educação na vida dos adolescentes.

►De 1 a 4/10

Ações em escolas

Parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Araraquara.

 

Criação Literária A escrita como estranhamento

Nesta oficina, a ideia é experimentar a linguagem e as formas literárias por meio de estímulos, como imagens, acontecimentos reais, memórias pessoais e intervenção em textos já existentes, sejam estes literários ou não. Com a escritora Verônica Stigger.

►Dia 4, sexta, das 14h às 17h; e dia 5, sábado, das 9h às 12h.

Chácara Sapucaia (Rua dos Libaneses, 1111 – Carmo).

Inscrições na Central de atendimento. Vagas limitadas.

Parceria com a UNESP.

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas