InícioNotíciasGeralSessão Zoom exibe “Araraquara – Memórias de uma Cidade”

Sessão Zoom exibe “Araraquara – Memórias de uma Cidade”

Documentário terá sessão gratuita ao ar livre, na Praça das Bandeiras, em Araraquara

 

Produzido pelo Coletivo Colmeia Cultural, em parceria com o SESC Araraquara e com a Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras, o projeto Sessão Zoom, realizado todas as segundas-feiras, exibe nesta segunda-feira (17), o filme  “Araraquara: memórias de uma cidade”. A sessão gratuita ocorre às 20 horas, na Praça das Bandeiras.

A história da fundação de Araraquara (SP) e a morte de seu fundador, Pedro José Neto, em uma chacina que marcou o imaginário local são reproduzidas no filme “Araraquara – Memórias de uma Cidade”, do cineasta Renato Barbieri. No filme-documentário são utilizados recursos de ficção para narrar a participação de Pedro José Neto na fundação da cidade e de como ocorreu a chamada chacina dos Britos, envolvendo duas famílias tradicionais e rivais da cidade. O longa tem 74 minutos de duração e recria a história da cidade, tendo como eixos temáticos o processo de formação do município e de sua identidade cultural.

 

Participações locais

Depoimentos de historiadores, jornalistas e personalidades locais da cultura, como Ignácio de Loyola Brandão, Beto Caloni, Teresa Telarolli e Zé Celso Martinez Corrêa também compõe a história contada no filme. São da própria cidade também o diretor e parte do elenco, com mais de 40 atores. Renato Barbieri considera que com a produção Araraquara será uma das poucas cidades do Brasil que possuirá um documentário sobre sua história.

 

Sobre Renato Barbieri

O cineasta Renato Barbieri é natural de Araraquara e em seus 30 anos de carreira realizou diversos documentários de repercussão nacional e internacional, com destaque para o aclamado “Atlântico Negro – na Rota dos Orixás”, destaque no Festival de Cannes. A maioria de seus filmes (documentários e ficção) tem como foco temas ligados à negritude, aos direitos humanos, ao meio ambiente e os filmes biográficos, culturais e sobre “cidades”. Barbieri já filmou em todas as regiões do Brasil e em diferentes países e culturas. É idealizador e curador do projeto “Teste de Audiência”, pelo qual passaram mais de 50 longas, num programa inédito de qualificação e aprimoramento do diálogo entre os filmes e seu público.

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas