A penúltima edição de 2015 do programa Cultura no Samba apresenta o grupo Conversa de Botequim no comando musical na sexta-feira (27). O show, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, tem início às 18 horas, em frente ao Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, no Centro da cidade. A entrada é aberta a quaisquer interessados.
O grupo Conversa de Botequim é formado por músicos de Araraquara e São Carlos e tem como propósito a pesquisa sobre o universo da música popular brasileira com foco principal no samba. Formado em outubro de 2007, seus integrantes trazem na bagagem as diversas experiências de outros grupos de samba e também de choro. Em suas apresentações o grupo destaca a importância dos compositores e também conta um pouco da história que envolve o repertório.
O grupo é formado por Gustavo Rodrigues (pandeiro, voz e “contador de história), Carl Cardelote (cavaquinho), Rodrigo Pereira (violão de 7 cordas) e Vladimir Bernardes (percussionista).
Para o show do Cultura no Samba, Conversa de Botequim apresenta um repertório de canções que marcaram o estilo. Entre elas, destaque para: “Filosofia” (Noel Rosa e Andre Filho), “Eu sou assim” (Wilson Baptista), “Com que roupa” (Noel Rosa), “Pimenta no vatapá” (João Nogueira e Claudio Jorge), “Recomeçar” (Paulinho da Viola e Elton Medeiros), “Quando a maré secar” (Elton Medeiros), “Disritmia” e “Renascer das cinzas” (Martinho da Vila).
O projeto “Cultura no Samba” tem como objetivo abrir espaço para a manifestação do samba tradicional e para os artistas araraquarenses, proporcionando momentos de descontração por meio da boa música brasileira. O Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva está localizado à Rua São Bento, nº 794, ao lado da Prefeitura.
Conheça os músicos do grupo Conversa de Botequim:
- Gustavo Rodrigues (pandeiro e voz)
Pesquisador da música brasileira, Gustavo é responsável pela idealização dos projetos e escolha de repertório. Além de trabalhar com outros grupos de samba apresentou e produziu o programa Conversa de Botequim na rádio UFSCar (São Carlos), de 2010 a 2014.
- Carl Cardelote (cavaquinho)
Músico sãocarlense, natural de São Bernardo dos Campos, atuou em vários grupos de samba da cidade de São Carlos. Atualmente trabalha com o sambista araraquarense Teroca e integra o grupo Conversa de Botequim desde o último maio.
- Rodrigo Pereira (violão de 7 cordas)
Rodrigo foi aluno do Conservatório de Tatuí nos anos de 2005 a 2008, onde estudou violão clássico. Trabalha com o grupo Conversa de Botequim desde seu inicio, substituindo um ou outro músico, às vezes agregando em algumas apresentações. Foi efetivado em maio deste ano.
- Vladimir Bernardes (percussionista)
Músico autodidata, muito requisitado por grupos e cantores da cena musical do interior, efetivado no Conversa de Botequim também em maio de 2015.
Serviço:
Cultura no Samba apresenta grupo Conversa de Botequim
Local: em frente ao Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – ao lado da Prefeitura – Centro)
Data: sexta (27/11)
Horário: 18 horas
Entrada franca