InícioNotíciasGeralTécnico da Ferroviária é apresentado e prevê sucesso em 2016

Técnico da Ferroviária é apresentado e prevê sucesso em 2016

Sérgio Vieira participou de entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira no Edifício Vitória Business, onde falou sobre o novo desafio de sua carreira

A Ferroviária promoveu, na manhã desta sexta-feira, no auditório do Edifício Vitória Business, a apresentação oficial do técnico português Sérgio Vieira, que comandará a equipe do Paulistão de 2016.

A apresentação, que contou com a presença de membros da imprensa, patrocinadores, autoridades e torcedores, foi comandada pelo presidente Carlos Salmazo, que mostrou otimismo e confiança no planejamento. Em seguida, o dirigente passou a palavra ao novo comandante, que pediu apoio por parte dos vários setores da sociedade araraquarense e afirmou ter total convicção no sucesso do trabalho, que visa não apenas manter o time na principal divisão do futebol estadual, como também conquistar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e obter o acesso à Série C.

Assim como seu antecessor Milton Mendes, Sérgio Vieira também possui formação na Europa e espera utilizar suas capacidades para levar o time araraquarense ao sucesso. “Vivemos em uma era em que o conhecimento circula de forma muito rápida em todas as áreas, como a ciência e a medicina. E com o futebol não é diferente. Vejo que quando alguém vai trabalhar em um determinado país, ele deve conhecer a cultura e o modo como as pessoas desse país agem e pensam. Do ponto de vista metodológico, algumas particularidades merecem atenção, como questão da compreensão por parte dos atletas. Tento explicar a importância de cada detalhe do que eu acredito para que assimilem de forma rápida e o reflexo aconteça dentro de campo. O tempo para treinar é curto e precisamos queimar etapas. Vamos trabalhar dessa forma para que a Locomotiva não consiga ser parada por ninguém. Passo a passo conseguiremos isso”, destacou o treinador.

Técnico mais novo da história da Ferroviária, Vieira assume o time aos 32 anos de idade e chegou vestindo uma camisa grená. “A cor da camisa foi planejada porque acredito que cada detalhe faz a diferença para o bom andamento do trabalho”, justificou de forma bem humorada.

O treinador falou também sobre sua forma de trabalho. “Não me espelho especificamente em algum técnico. Tento pegar cada aspecto que considero importante de cada um e com isso formar a minha dinâmica de trabalho. Tento transmitir aos atletas uma postura vencedora e acima de tudo caráter. Passo a eles a disciplina para que se superem a cada dia e a cada treino. Não existe grande jogador se não for um grande homem. Pode até ter uma exceção, mas se esse grande jogador não for um grande homem, ele não terá sustentabilidade por longo tempo. Seu sucesso pode durar uma ou duas temporadas, mas quando é um grande homem isso dura a carreira toda”, completa.

Elenco

A diretoria ainda não divulgou o nome de nenhum jogador que reforçará o elenco afeano, visto que todos eles se encontram em atividade nas principais divisões do Campeonato Brasileiro. O treinador, no entanto, adiantou o perfil de jogadores que espera contar em seu plantel. “Esperamos contar com os melhores atletas, atletas que venham motivados, que entendam a importância do projeto e das conquistas que a Ferroviária tem para realizar. Esperamos unir experiência e juventude, mas com 100% de qualidade. Estamos buscando os melhores jogadores e temos muito trabalho adiantado”, salientou Vieira.

Currículo

Sérgio Agostinho de Oliveira Vieira nasceu em Póvoa de Lanhoso, em Portugal. Em seu país natal, atuou como atacante em diversos clubes da segunda divisão. Aos 21 anos, decidiu encerrar a carreira de atleta para estudar com o intuito de se tornar técnico. Estudou a profissão durante cinco anos e trabalhou como auxiliar técnico nos times do Sporting Braga, Sporting Lisboa, Académica de Coimbra e Naval, sempre exercendo a função de observador tático. Após acumular experiências em competições de alto nível como o Campeonato Português, a Liga dos Campeões e a Liga Europa, o treinador foi trazido ao Brasil em 2015 para trabalhar no Atlético-PR.

O treinador português iniciou o ano comandando o time sub-23 do Atlético-PR, mas após o anúncio da parceria do Furacão com o Guaratinguetá, foi enviado no segundo semestre ao time paulista na esperança de salvar a equipe do rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série C. A missão foi cumprida com sucesso e o treinador voltou ao Atlético-PR, onde chegou a comandar interinamente o time principal no jogo contra o São Paulo, dias após a demissão de Milton Mendes. Após sua participação no Brasileirão, o técnico passou férias ao lado de sua família em Portugal e agora se prepara para comandar a Locomotiva no Paulistão de 2016.

Discurso

Confira o discurso de apresentação do novo técnico da Ferroviária, Sérgio Vieira:
“Vejo uma grande expectativa de toda a cidade por conta desse retorno à elite do futebol paulista após 19 anos. Penso que será um projeto de grande sucesso para todos nós porque a cidade, diretoria e torcida merecem esse retorno à elite e precisamos continuar a escrever essa história da Ferroviária. É por isso que estou aqui. Decidi sair de Portugal porque tenho objetivos ambiciosos e vi que o Atlético-PR também possui objetivos ambiciosos, pois é público que o clube tem o objetivo de ser campeão mundial dentro de dez anos. Não vejo outro clube com um objetivo tão convicto e isso foi algo que em chamou a atenção. Um dos traços fortes que tenho em minha personalidade e em minha forma de ver o mundo é a ambição, pois acho que a vida passa muito rapidamente e se a gente não aproveitar cada segundo para conquistar algo, estaremos banalizando e desperdiçando tempo. No entanto, o Atlético-PR fará parte do nosso dia-a-dia como um parceiro, e nesse momento, o mais importante é a Ferroviária. E a mentalidade que tive em relação ao Atlético é a mesma que tenho agora em relação à Ferroviária. Sendo eu um treinador jovem, embora a Série A1 tenha outros treinadores jovens, vejo como um grande desafio e o mínimo que posso garantir é que tenho certeza absoluta de que vamos manter o time na A1. Percebi o envolvimento da cidade, da diretoria, da torcida, da imprensa com o acesso e agora temos objetivos maiores, de ir mais longe, como conseguir a vaga na Série D e subir para a Série C. Tudo é possível. O importante é todos nós termos um pensamento ambicioso. Atletas, diretoria e comissão técnica não ganham sozinhos. A torcida, a imprensa e toda a cidade envolvida ajuda muito. Todos os projetos de sucesso que eu conheço, em qualquer parte do mundo, têm essa característica do envolvimento de todas as pessoas e dos vários setores da sociedade.”
 

 

Carlos

Notícias relacionadas

Mais lidas