A obra "Nadação", da artista Leda Braga, é uma das atrações do Território da Arte de Araraquara e, a partir desta quarta-feira (6), pode ser conferida na Esplanada das Rosas, na região central da cidade.
"Nadação" é o conjunto de sete pares de pernas em resina que imitam nadadoras profissionais de nado sincronizado. Cada par de pernas tem uma tonalidade de pele, mas todas têm o mesmo formato, pois foram feitas em série.
Existe a possibilidade de diversas montagens no mesmo espaço expositivo, como se fossem vários passos do esporte. "O trabalho aponta para a tendência à sincronização da nossa sociedade, onde as pessoas aderem a modas, querem participar de clubes e desejam se sentir incluídas em grupos. Similitude e diferenciação são assuntos da obra", aponta Leda.
Vale destacar que Leda Braga vive e trabalha em Ribeirão Preto. Mestre em Teoria Literária pela USP, ela desenvolve trabalhos artísticos desde 2003, cujos interesses se espraiam em diversos campos, como a arte como metalinguagem, o deslocamento de sentidos em relações texto-imagens e as múltiplas identidades do sujeito contemporâneo.
Leda é professora universitária e participou de diversas exposições individuais e coletivas, ocupações artísticas e residências, tendo obras em acervos públicos. Atualmente compõe o Grupo de Estudos Mira.
Em sua 15ª edição, o Território da Arte de Araraquara – projeto de Artes Visuais realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – traz como tema "XV Território da Arte – das trincheiras não se avistam horizontes", com a curadoria de Djaine Damiati.
Toda a programação é gratuita e segue até 06 de julho. Exposições, instalações, bate-papo, oficina, ações no espaço público, vivência, lançamento de livro, exibição de documentário, festa compõem o programa.