Nos dias 13 e 14 de junho, a UFSCar, em parceria com a USP, promove a etapa regional da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que conta com 200 equipes de escolas públicas e particulares – totalizando 800 alunos e 200 professores – do Estado de São Paulo.
Esta etapa é classificatória e há dois níveis de disputa: o nível 1 é voltado aos alunos do ensino fundamental, enquanto o 2 aos alunos do ensino médio e técnico e, portanto, possui um grau maior de dificuldade a ser enfrentado pelos competidores. Cada nível conta com três rodadas de disputa nas categorias fácil, médio e difícil. A etapa regional define algumas equipes que vão competir na etapa estadual no dia 8 agosto, nas dependências do Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Em seguida, serão definidas as equipes que vão representar o estado de São Paulo na final nacional, que ocorrerá em outubro na cidade de Uberlândia (MG).
O evento é gratuito e, além de receber os competidores, é aberto a todos os interessados, como técnicos, voluntários, pais e alunos. O público não-participante da etapa nacional que tiver curiosidade em prestigiar o evento poderá conhecer e experimentar kits de robótica que serão disponibilizados por empresas. O intuito é que todos entendam os procedimentos de montagem e programação de robôs.
O professor Rafael Vidal Aroca, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da UFSCar e vice-coordenador geral da OBR, lembra que no ano passado São Carlos já sediou pela primeira vez a etapa regional da competição, que cresceu muito neste segundo ano. “No ano passado tivemos a participação de 99 equipes. Em 2015, o evento já dobrou de tamanho”, ressalta.
Este ano, a etapa regional da modalidade prática da OBR estima a presença de cerca de 1,3 mil pessoas. O evento acontece das 8h30 às 18h30 no ginásio de esportes do Campus da USP em São Carlos, localizado na Rua dos Inconfidentes, 85. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3373-9622 ou pelo email [email protected].
O evento tem o apoio da UFSCar, do Centro de Robótica de São Carlos (CROB), do Instituto de Ciências Matemática e de Computação (ICMC), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da prefeitura do Campus da USP em São Carlos e da Comissão Especial de Robótica (CER) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que utiliza-se da temática da robótica para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.
Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. O evento conta anualmente com a participação de mais de 80 mil alunos dos ensinos fundamental e médio.
A Olimpíada Brasileira de Robótica conta com a organização dos seguintes docentes: Esther Luna Colombini, da FEI, coordenadora geral do evento; Rafael Vidal Aroca, do DEMec da UFSCar, vice-coordenador geral; João Olegário, da Unisinos, coordenador nacional da modalidade prática; e Tatiana de Figueiredo Pereira Alves Pazelli, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFSCar, coordenadora nacional da modalidade teórica. Informações sobre a Olimpíada podem ser encontradas em www.obr.org.br.