InícioCidadesCidadeUPA da Vila Xavier retoma atendimentos de outras patologias

UPA da Vila Xavier retoma atendimentos de outras patologias

Com controle de casos de covid, unidade volta a realizar atendimento de urgência, inclusive dengue

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reorganizando o atendimento na UPA da Vila Xavier a partir desta terça-feira (4). Por conta da queda expressiva da demanda de pacientes com suspeita de Covid-19 e confirmados, a unidade voltará a atender as outras patologias. Ao mesmo tempo, as outras duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA Central e UPA Valle Verde) também passarão a atender casos suspeitos de Covid, com consultas e testagem, a partir de prescrição médica.

Desde o início da pandemia, em 2020, com o aumento acelerado de casos, a UPA da Vila Xavier foi transformada em polo de triagem e atendimento de Covid-19. Decisão acertada que agilizou as testagens, as consultas e salvou vidas.

No decorrer da batalha contra a doença, acompanhando a melhora ou a piora da situação epidemiológica, esse atendimento foi reestruturado algumas vezes.
Nos últimos dias, avaliações realizadas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus concluíram que é hora de nova organização.

Segundo os números da pandemia no município divulgados no último boletim do Comitê, na sexta-feira (30), menos de 5% das 3.002 testes realizados entre os dias 23 a 29 de setembro apresentaram resultado positivo, totalizando 144 casos em uma semana. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual ficou em 8,3%, de um total de 1.663 testes.

"Felizmente, a melhora expressiva da situação epidemiológica do município nos permite ampliar o atendimento da UPA da Vila Xavier para as outras patologias, tão importantes quanto a Covid e que também têm demandado os serviços das outras unidades. Estamos tendo que aprender a conviver com a Covid, assim como convivemos com as outras síndromes gripais. E a alta adesão à vacinação, com a consequente queda dos casos graves, tem sido fundamental nesse enfrentamento, porque a vacina, comprovadamente, evita as causas mais graves da doença", avalia  Eliana Honain, secretária municipal da Saúde.

Segundo os números da vacinação no município, mais de 90% dos araraquarenses tomaram as duas doses da vacina, mais de 63% têm três doses e cerca de 30% já estão com quatro doses. "Vamos continuar atentos à doença e mantendo todos os cuidados sanitários necessários nas nossas UPAs, mas o momento nos permite oferecer atendimento para as outras patologias também na UPA da Vila Xavier", afirma Eliana. "Lembrando que também a partir desta terça, a UPA Central e a UPA Valle Verde estarão atendendo casos suspeitos, com consultas e testagens. E os testes serão feitos após a consulta, com prescrição do médico da unidade", conclui.
As Upas da Vila Xavier, Central e Valle Verde atendem 24 horas por dia.

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas