InícioEsporteValle Verde ganha quadra de futebol society

Valle Verde ganha quadra de futebol society

‘É a primeira iniciativa para corrigir uma situação de injustiça’, afirmou o prefeito Edinho aos moradores

Em uma manhã especial no Residencial Valle Verde, no sábado (18), a Prefeitura inaugurou a quadra de futebol society “José Laurindo”, que, na prática, é o primeiro equipamento público de lazer para os jovens daquela região.

A quadra integra convênio com o “Programa 100% Esporte Para Todos”, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. O Estado montou o campo e a Prefeitura ofereceu o terreno, a terraplanagem, a base de concreto, as ligações de água e energia e a manutenção do espaço.

A quadra se chama José Laurindo em homenagem feita pelo vereador Zé Luiz (PPS). José Laurindo, conhecido como Zezinho do Santana, morreu em janeiro deste ano e foi um conhecido atleta e treinador de equipes de futebol amador na cidade.

“Essa quadra é de vocês. Não é da Prefeitura. Cuidem dela e não deixem ninguém destruir. Os moradores da região do Valle Verde merecem dignidade e acesso a todos os serviços públicos. Essa quadra é a primeira iniciativa para corrigir uma situação de injustiça. Aqui vai ter uma escola, vai ter uma creche. Nós vamos corrigir, podem ter certeza”, afirmou o prefeito Edinho aos moradores.

Até a inauguração da quadra, os únicos equipamentos públicos na região do Valle Verde (onde cerca de 20 mil pessoas moram) eram a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) — este último implantado em uma residência que estava desocupada, após autorização da Caixa, em caráter emergencial.

O prefeito recordou que um convênio com o Governo do Estado garantiu a construção de uma escola de ensino fundamental e de um CER (Centro de Educação e Recreação) na região do Valle Verde, com as obras começando nos próximos meses. O convênio foi assinado no mês passado.

O vereador Zé Luiz destacou que Zezinho do Santana ajudou na formação de milhares de cidadãos de Araraquara e lembrou a importância da quadra para os moradores. “Quem investe em esporte economiza em saúde. O prefeito Edinho pensa na população e trabalha para o social. Estamos aqui para ajudar a melhorar a cidade”, declarou o vereador.

O secretário de Esportes e Lazer, Everson Inforsato, o Dicão, também pediu para os moradores do Valle Verde cuidarem da quadra. “Se a comunidade ajudar a gente a conservar, esse espaço vai ficar aqui por muito tempo”, revelou.

Representando a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Maria Aparecida Forte Araújo agradeceu ao prefeito Edinho pela parceria e informou que o “Programa 100% Esporte Para Todos” já chegou a mais de 200 municípios paulistas.

Em nome de José Laurindo, seu filho José Antônio Laurindo Júnior agradeceu a todos pela homenagem. “Falar do Zezinho é falar de futebol, é falar do campeonato amador. É uma homenagem muito importante. Foi um grande homem e que ajudou muito o nosso esporte”, afirmou.

Ainda estiveram no evento os vereadores Paulo Landim (PT) e Toninho do Mel (PT); a moradora Cristina Pinheiro dos Santos, representando os moradores do Valle Verde; a presidente da Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara), Milena Pavanelli; além de outros secretários e coordenadores municipais e familiares de José Laurindo.

Avanço
Entre os esportistas do Valle Verde, o sentimento é de alegria pela nova quadra de futebol society. O jovem Bruno Alex Dias, de 23 anos, gosta de bater uma bolinha com os amigos e não tinha onde jogar no bairro.

“Antes, a gente nem jogava bola, porque não tinha esse espaço. Agora está legal e facilitou bastante a nossa vida, tirando os jovens da rua. Melhorou bastante. Eu, mesmo, não tive isso na minha infância. Os jovens têm que agarrar essa oportunidade”, revela Bruno.

O monitor das Escolinhas de Esportes que trabalha no Valle Verde, José dos Anjos, conhecido como Toco, também explica como essa quadra irá contribuir para a qualidade de vida da população.

“Com essa quadra, duas ou três horas que o moleque fica com a gente, ele está deixando de ver coisas ruins na rua e está vendo coisas boas”, afirma Toco. “Antes de o moleque ter o sonho de ser um atleta, vou colocar na cabeça deles que existe um cidadão de bem para a vida. Esse é o meu trabalho”, conclui.

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas