Desde junho Araraquara recebe o projeto "As Pegadas da Minha Rua" e, neste mês, a atividade será realizada no sábado, 27 de julho. A Fundação Araporã em parceria com o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA) realiza mensalmente o projeto, que implica em um ciclo de percursos pela cidade a fim de identificar pegadas de dinossauros, mamíferos e rastros de invertebrados, datadas com aproximadamente 135 milhões de anos, presentes nas calçadas de arenito.
O objetivo da ação é verificar junto com a população, através de atividades interativas, se os 576 endereços mapeados em 2008, pelo paleontólogo Dr. Heitor R. Francischini, com orientação do Prof. Dr. Marcelo A. Fernandes, ainda existem e qual o estado de conservação em que se encontram.
Os participantes recebem um kit para a realização da atividade e aprendem como os paleontólogos trabalham, coletando dados que possibilitam identificar os animais produtores das pegadas, suas características e o contexto em que estão inseridas.
A atividade é desenvolvida pelas integrantes do GEMP (Grupo de Estudos em Museologia e Patrimônio) da Fundação Araporã, a partir do Programa de Capacitação Técnica e Curadoria de Acervos Musealizados, realizado pela Fundação Araporã em parceria com o MAPA. Integram a equipe: Josiane Kunzler (coordenadora do GEMP; tem formação em Biologia (UFG), mestrado em Geologia (área da Paleontologia) pela UFRJ e doutorado em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO), Débora de Souza Simões (cientista social pela UNESP/Araraquara e mestre em Ciências Sociais pela UNESP/Araraquara) e Natália Carvalho de Oliveira (cientista social pela UNESP/Araraquara e mestre em Ciências Sociais pela UNESP/Araraquara).
De acordo com a equipe, as atividades propostas são essenciais para aproximar a população do patrimônio paleontológico de Araraquara, reconhecido mundialmente, e que este ano ganhou uma nova proteção com a criação da Lei Municipal nº. 9.503, publicada no dia 18 de março desse ano. Assim o Museu de Arqueologia e Paleontologia tem um papel importante na salvaguarda deste patrimônio.
Ainda, a equipe lembra que a Fundação Araporã, responsável pela execução do projeto, prevê o lançamento de um mapa atualizado com os patrimônios de Araraquara incluindo os endereços das principais pegadas. Esse mapa deve ser entregue na ocasião de comemoração do aniversário do Museu, em dezembro.
A atividade gratuita neste sábado (27) acontece das 10h às 12h, com o encontro em frente à Igreja Santo Antônio, na Vila Xavier. Os interessados em participar do evento devem fazer a inscrição antecipadamente, no MAPA, presencialmente ou pelo telefone. O MAPA está localizado na Rua Voluntários da Pátria (rua 5), nº 1485. O atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 9h15 às 17h, e aos sábados, das 9h30 às 11h45. O fone para contato é o: (16) 3332-4933.
Serviço:
"As Pegadas da Minha Rua"
Local: em frente à Igreja Santo Antônio (Vila Xavier)
Data: sábado (27 de julho)
Horário: 10 horas
Inscrições antecipadas no MAPA (Rua Voluntários da Pátria, 1485 – Centro) ou pelo fone: (16) 3332-4933
Grátis