InícioNotíciasGeralVeja dicas para economizar água no banheiro e na cozinha

Veja dicas para economizar água no banheiro e na cozinha

Com medidas simples, você pode reduzir o consumo e ainda diminuir o valor da conta

 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 3,3 mil litros de água por mês – cerca de 110 litros por dia – para atender as necessidades de consumo e de higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros por dia. Gestos simples como reaproveitar a água do chuveiro, fechar a torneira enquanto faz a barba ou escova os dentes e verificar vazamentos podem fazer toda a diferença. Veja dicas para economizar água no banheiro – sem prejudicar a saúde e a higiene pessoal – e na cozinha:

 

No banheiro:

1 – O banho deve ser rápido. Se o tempo passar de 15 para 5 minutos, cerca de 90 litros de água podem ser economizados.

2 – Feche o chuveiro quando estiver se ensaboando. Isso reduz o tempo do banho e economiza cerca de 80 litros de água.

3 – As mulheres podem economizar ao desligar o chuveiro enquanto lavam o cabelo.

4 – Fazer a barba em 5 minutos gasta 12 litros de água. Fazer a barba no chuveiro diminui o consumo para 2 litros.

5 – Economize mais de 11 litros de água escovando os dentes com a torneira fechada.

6 – Além de manter a torneira fechada enquanto escova os dentes, utilize um copo de água para enxaguar a boca.

7 – Mantenha um balde no chuveiro para reter a água que corre até que ela aqueça. Utilize esta água para lavar o banheiro, a cozinha e até para regar plantas.

8 – Não utilize o vaso sanitário como lixeira. Jogue papel higiênico, algodão, absorvente e qualquer outro resíduo no lixo.

9 – Não use a descarga se não houver necessidade. Cada vez que ela é acionada por seis segundos, o gasto é de 10 a 14 litros de água.

10 – Verifique se não há vazamentos. Um buraco de dois milímetros no encanamento desperdiça cerca de três caixas d’água de mil litros.

 

Na cozinha:

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo. Ensaboe com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Lavar a louça por 15 minutos com a torneira aberta consome 120 litros de água. Com economia, o consumo pode chegar a 20 litros.

2 – Deixe a louça de molho na pia, com água e detergente, por uns minutos e ensaboe. Depois faça o enxágue. 

3 – Na máquina de lavar louça são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

4 – O aerador, mais conhecido como “peneirinha”, é uma válvula que pode ser colocada no bico da torneira e ajuda a economizar água ao proporcionar sensação de fluxo mais intenso.

5 – Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não ficou pingando. Ao longo de um ano, pelo menos 16 mil litros de água são desperdiçados.

6 – Verifique se não há vazamentos. Um buraco de dois milímetros em um cano desperdiça 96 mil litros em um mês. Para verificar, feche as torneiras, interrompa o consumo e veja se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Se sim, procure um profissional.

7 – Para lavar um copo é preciso dois copos de água, portanto, é importante o controle do uso da louça. Tentar usar o mesmo copo durante o dia e deixar a louça do dia acumular para lavar tudo de uma única vez são bons exemplos.

8 – Na higienização de frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral, uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos. Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.

– Não use água da torneira para descongelar alimentos. Descongele os alimentos na geladeira para uso eficiente da água e segurança alimentar.

10 – Uma maneira de economizar oito copos de água é reutilizar a água que sobrou de alimentos cozidos para uma sopa nutritiva.

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas