Buscando por boas campanhas e títulos em 2016, os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro estão a todo vapor em busca de reforços. Confira abaixo as contratações já confirmadas dos 20 times que disputarão a competição neste ano.

América-MG

Com o acesso à Série A do Brasileirão neste ano, o Coelho iniciou a busca por reforços logo após o fim da Série B em 2015. De acordo com o Globoesporte.com, o meio de campo foi o setor com mais investimento até o momento: Rafael Bastos (ex-Figueirense), Ernandes (sem clube), Maranhão (ex-Fortaleza), Danilo (retornando após passagem pelo Sport). No setor defensivo, foram contratados o zagueiro Sueliton, ex-ABC, e o lateral Jonas, sem clube.

Atlético-MG

Segundo colocado do Brasileirão de 2015, o Galo anunciou Diego Aguirre após dispensar o técnico Levir Culpi. Para o elenco, a primeira contratação foi a do zagueiro Erazo, que estava no Grêmio. O meia equatoriano Juan Cazares, que jogou pelo Banfield-ARG, e o atacante Hyuri, que estava no futebol chinês, também são as novidades até o momento.

Atlético-PR

O Furacão anunciou um pacote de reforços. Os laterais Léo (Flamengo) e Pará (Cruzeiro), e os zagueiros Thiago Heleno (Figueirense) e Igor Silva (São Caetano). O meia Vinícius, do Fluminense, também foi contratado. Para o ataque, os reforços são Anderson Lopes e André Lima, ambos do Avaí, e Lucas Tocantins, do Ivinhema.

Botafogo

Retornando à Série A em 2016, o Botafogo anunciou o meia argentino Gervasio Núñez, do Sarmiento. Bruno Silva, da Chapecoense, também foi contratado para o setor. Na zaga, foram anunciados Emerson, do Avaí, e Carli, do Quilmes, da Argentina.

Chapecoense

Para disputar pela terceira vez a Série A do Brasileiro, a Chapecoense reforçou principalmente seu setor ofensivo. Além de Lucas Gomes, do Londrina, e Kempes e Silvinho, ambos do Joinville, o time catarinense contratou o uruguaio Martín Alaníz, do River Plate-URU. Segundo o Globoesporte.com, também foram confirmados o meia Josimar (Ponte Preta), e os laterais Gimenez (Goiás) e João Lucas (Paysandu).

Corinthians

Campeão brasileiro em 2015, o Corinthians fechou com o meia Marlone, que disputou a competição pelo Sport. De acordo com o Globoesporte.com, o meia Alan Mineiro e o goleiro Douglas Friedrich, destaques do Bragantino no último ano, também reforçarão o time nesta temporada.

Coritiba

Para 2016, o Coxa contratou o técnico Gilson Kleina. Além do treinador, o primeiro reforço confirmado pelo clube foi o lateral Ceará, do Cruzeiro. Além dele, alguns jogadores estão negociando com o time paranaense, segundo o Globoesporte.com: o atacante Leandro (Santos), o goleiro Elisson (Cruzeiro), e o meia Amaral e o atacante Vinícius (ambos do Palmeiras).

Cruzeiro

O Cruzeiro efetivou Deivid como técnico para a temporada 2016. No elenco, dois nomes foram confirmados pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares: o meia argentino Sanchez Miño, que estava no Estudiantes de La Plata, e o atacante Douglas Coutinho, que disputou o último Brasileirão pelo Atlético-PR.

Figueirense

Até o momento, o Figueira reforçou o setor ofensivo. No ataque, o primeiro contratado foi Guilherme Queiroz, artilheiro da Série C de 2015 com a Portuguesa. Além dele, o clube anunciou o retorno do atacante Everton Santos, que estava há quase dois anos no futebol sul-coreano. De acordo com o Globoesporte.com, o meia Jackson Caucaia, do Náutico, também jogará pelo Alvinegro nesta temporada.

Flamengo

O time rubro-negro começará 2016 com um novo técnico: Muricy Ramalho. O treinador foi contratado após a saída de Oswaldo de Oliveira. Na lateral-direita, o Flamengo contratou Rodinei, da Ponte Preta. Ainda no setor defensivo, foram anunciados os zagueiros Juan, que estava no Internacional, e Antonio Carlos, do Avaí. No meio de campo, o contratado foi Willian Arão, que disputou a Série B com o Botafogo em 2015.

Fluminense

Três nomes foram confirmados até o momento pelo Fluminense. Para o ataque, foram contratados Richarlison e Felipe Amorim, que defenderam o América-MG no ano passado. Diego Souza, que estava no Sport, está confirmado no meio de campo tricolor.

Grêmio

O time gaúcho, que disputará a Libertadores neste ano, anunciou apenas um reforço até o momento. Trata-se do zagueiro Kadu, que estava no Atlético-PR, e assinou com o Grêmio por três anos.

Internacional

Até o momento, o Colorado confirmou três nomes para 2016. Na zaga, foi confirmado Paulo Cezar Magalhães, que estava no Universidad de Chile. Filho de pai brasileiro e mãe chilena, o jogador tem dupla nacionalidade. Nesta temporada, o Inter também terá os meias Fernando Bob, da Ponte Preta, e Fabinho, do Figueirense.

Palmeiras

Campeão da Copa do Brasil na última temporada, o Palmeiras já anunciou sete reforços para 2016: o goleiro Vagner (do Avaí), os zagueiros Roger Carvalho (Botafogo) e Edu Dracena (Corinthians), os meias Moisés (Rijeka-Croácia), Régis (Sport) e Rodrigo (Goiás), e o atacante Erik (Goiás).

Ponte Preta

Após a saída de Doriva, Vinícius Eutrópio foi anunciado como técnico da Ponte para esta temporada. Para o elenco, seis contratações: o lateral Nino Paraíba (Avaí), os meias Renato (Joinville) e Eurico (Cruzeiro), e os atacantes Taiberson (Internacional), Hugo Ragelli (Cruzeiro) e Martinuccio, que estava sem clube.

Santa Cruz

De volta à Série A depois de dez anos, o Santa anunciou cinco reforços. Destaque do Operário-PR no título paranaense, Pedrinho Botelho veio para compor o meio-campo. O atacante Keno, ex-Ponte Preta, acertou sua volta ao Arruda. Também para o ataque, chegou Arthur, autor de 12 gols pelo Atlético-GO no Brasileiro. Para a meta, a equipe coral trouxe o goleiro Edson Kölln, que disputou a Série B pelo Luverdense. Na lateral direita, o reforço foi o jovem Lucas Ramon, ex-Grêmio e Londrina.

Santos

O Peixe ainda não acertou nenhuma contratação para esta temporada. De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, o Alvinegro Praiano está perto de anunciar o atacante Paulinho, ex-Flamengo. Para 2016, a diretoria renovou o contrato do atacante Marquinhos até dezembro deste ano.

São Paulo

O grande nome contratado pelo Tricolor paulista neste fim de ano foi para o banco de reservas. A diretoria são-paulina anunciou o argentino Edgardo Bauza como novo treinador. Bicampeão da Libertadores, o técnico foi a única contratação do São Paulo até o momento.

Sport

Para a temporada 2016, o Sport reforçou todos os setores do campo. Para a defesa, chegaram o lateral-esquerdo Christiano, ex-Vasco, e o zagueiro Luís Gustavo, que veio por empréstimo do São José-RS. Também do Vasco foi contratado o volante Serginho, e o reforço para o ataque foi Túlio de Melo, da Chapecoense.

Vitória

Nesta segunda-feira, o Leão da Barra anunciou os primeiros reforços da temporada. Para o meio-campo, o Rubro-Negro foi no rival Bahia para buscar o volante Tiago Real, de 26 anos. O ataque do Vitória será reforçado por Alípio, que disputou a última Série B pelo Luverdense e fica por empréstimo até dezembro.