InícioNotíciasEconomiaVendas no comércio da região crescem 6,9% em março

Vendas no comércio da região crescem 6,9% em março

Dados demonstram o bom desempenho do setor varejista local em 2017

Em março, o faturamento real do comércio varejista na região de Araraquara atingiu R$ 1,4 bilhão, alta de 6,9% em relação ao mesmo período de 2016. Os dados, divulgados pelo Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), são referentes à Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV). Araraquara foi a terceira região com o melhor faturamento do Estado, atrás somente de Sorocaba (7,9%) e Jundiaí (7,5%).

A PCCV é realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Na região de Araraquara, todas as nove atividades analisadas apresentaram crescimento no faturamento em março, no comparativo com o mesmo mês de 2016, com destaque para os segmentos de vestuário, tecidos e calçados (57,3% e contribuição de 2,5 pontos porcentuais [p.p.] para o resultado geral), eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (17,3% e colaboração de 1,1 p.p.) e supermercados (2,6% e impacto de 0,9 p.p.).

A economista do Sincomercio, Délis Magalhães, aponta que, desde o início de 2017, a região de Araraquara vem se destacando no Estado e apresentando melhora nas vendas no varejo. “Apesar do cenário político ainda instável, os consumidores têm demonstrado mais confiança na economia e até se mostrado mais satisfeitos com as suas condições econômicas atuais, de acordo com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) na cidade”, afirma.

A economista destaca que outro fator fundamental para consolidar uma retomada econômica é o mercado de trabalho, que, mesmo que de forma lenta e gradual, apresentou saldo positivo de emprego em abril pelo terceiro mês consecutivo. “O sucesso das vendas do comércio está intimamente ligado a esses fatores, que influenciam diretamente na renda das famílias na região”, destaca.

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas